Uma Virada sem igual

No dia 31 de dezembro, aconteceu A Virada da Família - Vigília de Ano- Novo em todas as Universal. No Templo de Salomão, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao encontro

Imagem de capa - Uma Virada sem igual

Não é novidade que todos os anos a Universal coloca um ponto final no ano que termina com uma vigília e, desta vez, reunir-se em família e desfrutar da Presença Divina nos primeiros minutos do novo ano foram os focos da Vigília da Virada. Dessa forma, no dia 31 de dezembro, aconteceu o evento que foi chamado de Virada da Família – Vigília de Ano-Novo. O encontro teve início às 22h em todas as Universal, mas, no Templo de Salomão, em São Paulo, ele ocorreu um pouco antes: às 21h, na Esplanada, aconteceu o Templo in Concert, apresentação de vozes do coral que se somaram às cores das projeções e ganharam a atenção dos participantes. Dentro ou fora do Santuário do Templo e até na Catedral do Brás situada ao lado, estavam cerca de 20 mil pessoas, vindas de diferentes partes do Brasil e do mundo. Dentre elas estavam o gerente comercial Marcelo Anjos, de 51 anos, e a servidora pública Diana Gonçalves, de 43 anos. Diana veio de São Luís, do Maranhão, com três filhos. O casal, que está junto há sete meses, não abriu mão de saudar o novo ano priorizando a Presença de Deus.

Diana conta que a experiência espiritual proporcionada no Templo de Salomão é algo indescritível: “desde o primeiro momento que colocamos os pés aqui e abrimos o coração para o Senhor Jesus, Ele vem e dá a paz e a gente sai daqui diferente. Não tem como sair o mesmo depois de pisar nesse lugar”, disse. Embora Diana frequente a Universal há 22 anos, essa foi a primeira virada deles no Templo. “Eu (já) passei a virada em hotéis em vários lugares no mundo. E, às vezes, você está no melhor hotel, em uma festa imensa com banda tocando e, mesmo assim, se sente sozinho”, afirmou Marcelo. Ele chegou à Universal em 2024 e, depois de ter uma experiência com o Espírito de Deus, não quis romper o ano longe dEle. “Ele me aceitou do jeito que eu estava, imperfeito, todo quebrado e me acolheu. Ele não me julgou e é isso que percebo, hoje, aqui: que estou sendo acolhido por pessoas que não conheço e, ao mesmo tempo, é como se eu tivesse em família”, declarou.

Os empresários Claudinei da Silva, de 46 anos, e Daniele Antunes da Silva, de 40 anos, também compareceram à Vigília. “Desde que conhecemos o Senhor Jesus, temos como prioridade terminar o ano e começar o novo na Presença de Deus. Não conseguimos fazer diferente. Até já viajamos, mas onde estávamos, priorizamos passar na Casa de Deus. É um momento de agradecimento, de reflexão e de reconhecimento. Iniciar o novo ano na Presença de Deus é, de fato, colocar o que está por vir nas mãos dEle”, compartilhou Daniele. Em relação à união da família na Presença Divina, ela disse que foi um direcionamento precioso que recebeu. “É um momento muito prazeroso de vivenciar”, destacou e acrescentou que “viemos de um ano familiar difícil, pois é o primeiro ano sem a minha mãe e a gente percebe que Deus tem trabalhado no coração das pessoas da nossa família de uma maneira extraordinária. Estamos aqui com todos”.

DENTRE OS PLANOS, UM
O encontro foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, que citou que, independentemente daquilo que se tenha vivido, mais um ano chegou ao fim. “Você pode dizer: ‘até aqui nos ajudou o Senhor. Agradeça a Ele por tudo que você viveu esse ano, (por) todas as lutas, (por) todos os desafios. Quando você pensava que não ia conseguir, Ele te deu forças, você teve livramentos que soube e os que não soube. Sim, Ele proveu para você, Ele não deixou faltar. Ele cuidou e tem cuidado de você. Agradeça por tudo que Ele tem feito por você: pela saúde, pela disposição, pelo ânimo que Ele tem te dado e pelas pessoas na sua vida”, disse em oração.

Em seguida, ele destacou os ensinamentos contidos em Tiago 4.13-15: “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”. Ao explicar essa passagem, o Bispo ressaltou que ela tem tudo a ver com a época de final de ano, normalmente repleta de planos. “O ser humano esquece que não está no controle do amanhã e, mesmo assim, faz planos. É claro, você tem que ter Fé, você tem que crer, mas não é fé só em si mesmo (ou) crer que o mundo vai estar do jeito que você espera para que os seus planos deem certo. Não é ter fé no mundo, na sua força, na sua disposição de trabalhar e de que todas as peças vão funcionar, juntas, para que os seus planos sejam realizados. Não é fé nisso, mas Fé nAquele que tem tudo nas Suas mãos. Deus está acima e fora do tempo. Ele é eterno. Então, a Fé para os projetos, para os planos, tem que ser nEle. É isso que precisamos aprender: Deus espera que venhamos a confiar nEle, confiar sem ver e sem entender, muitas vezes, o que acontece e como vai acontecer.”

Em seguida, ele propôs refletir no fato de quantas pessoas famosas – sem contar as anônimas – se foram esse ano. “E, um dia, será a nossa vez. Deus está falando, aqui, que temos que ter consciência da brevidade da nossa vida. A vida é frágil.Ninguém precisa estar doente, nem velho, nem fazendo nada perigoso para morrer. A questão é: para onde vai a sua alma? Você tem uma alma e se você faz planos para o novo ano, para sua vida física, material, pessoal, eu lhe pergunto: quais são os seus planos para a sua alma? Porque os planos que você tiver aqui, por maiores que sejam, vão passar. A única coisa que você tem que é eterno é a sua alma: família não é eterna, o tempo nesta terra não é eterno, dinheiro, nada vai durar para sempre, mas a sua alma, vai”, ressaltou.

TOCANTINS
TOCANTINS

 

 

 

 

 

 

NA MENTE E NA FRENTE

Os primeiros dias de 2025 serão direcionados à Palavra de Deus. Durante o propósito dos 40 Dias do Está Escrito, que ocorre desde o dia 1o. de janeiro e vai até 9 de fevereiro, os que desejam que a Palavra dEle vá adiante seguem um plano de leitura com versículos ao longo deste período. A orientação é que a leitura seja pela manhã e que se compareça à Universal por seis domingos e, ao menos, em mais um dia da semana. Ao final do propósito, o marcador bíblico – que pauta os versículos – deverá ser entregue no Altar. O cronograma de leitura também pode ser acompanhado pelo aplicativo Portal Universal e pelo universal.org

VOCÊ, O SENHOR JESUS E OS 40 DIAS
Outro ensinamento profundo foi sugerido pelo entendimento quanto à tentação do Senhor Jesus, relatada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. O Bispo Renato observou que o diabo está sempre jogando uma dúvida para o ser humano. “Se a pessoa aceita a dúvida, ela mesma passa a se destruir”, sinalizou. Deus trabalha com a Fé, com a Palavra, enfatizou o Bispo. Por isso, o Senhor Jesus não negligenciou e combateu a dúvida com essa mesma Palavra. “Ele estava dando o exemplo de como nós podemos vencer as tentações que surgem no nosso caminho. Jesus, nos 40 dias no deserto, venceu a si mesmo. Ele suportou o calor durante o dia, o frio à noite, a solidão e os pensamentos. Como ele venceu tudo aquilo? Ele recorreu à companhia da Palavra. Ele não estava sozinho – o Pai estava com ele através da Palavra. A Palavra estava na mente dEle e na frente dEle e em todo tempo e, por isso, Ele venceu. (…) Esse é o segredo: se você quer vencer, você tem que colocar a Palavra na sua mente e na frente. Qualquer problema que surja na sua vida, o combata com o que está escrito”, aconselhou. Para se aprofundar nesse Espírito, não deixe de conferir o boxe, abaixo, sobre o propósito dos 40 dias do Está Escrito.

MOMENTO ESPECIAL
Os últimos instantes de 2024 foram dedicados a buscar o refúgio e a força que vêm do Alto. Literalmente, no último minuto, os que desejaram participaram da Santa Ceia com o pão, que representa o Corpo do Senhor Jesus. Já o primeiro minuto do novo ano foi selado com o cálice da nova aliança, simbolizado pelo suco de uva. Em seguida, o encontro foi finalizado com uma oração especial para famílias, que foram abençoadas. “Este ano vai ser diferente para você e para toda a sua família”, determinou o Bispo Renato.

imagem do author
Colaborador

Flávia Francellino / Fotos: Guilherme Branco e Cedida