Universal completa 43 anos
A semana com a data de 9 de julho foi marcada por lembranças, palestra e programação especial
Os quase 10 milhões de pessoas unidas, hoje, pela mesma Fé começaram a caminhada espiritual depois de uma delas ter carregado até o coreto do Méier, no Rio de Janeiro, um microfone, uma caixa de som e um sonho que ardia dentro de si. Esse sonho ganhou forma em 9 de julho de 1977, no número 7.248 da Avenida Suburbana, no bairro da Abolição, na capital carioca.
O galpão daquela antiga funerária serviu de espaço para o primeiro culto que inaugurava a Igreja Universal do Reino de Deus, realizado pelo seu fundador, o Bispo Edir Macedo. O local, no entanto, era visivelmente pequeno perto do desejo dele de ganhar almas para o Reino de Deus – tanto que a Universal expandiu nos últimos anos e hoje está presente em 135 países.
No dia 9 de julho, a Universal completou 43 anos de história. Para celebrar esta data tão especial, no mesmo dia, uma quinta-feira, o Templo de Salomão, em São Paulo, recebeu uma palestra também especial da Terapia do Amor, com o Bispo Edir Macedo, que estava ao lado de sua esposa, Ester Bezerra.
Ao falar sobre a mulher sábia que edifica a casa, conforme está descrito no livro bíblico de Provérbios, capítulo 14, o Bispo entregou o segredo da Universal: “Ela (Ester) teve o peso maior sobre todo o trabalho que vínhamos construindo. Ela foi fundamental para que o trabalho tivesse sucesso.”
Para orientar sobre a vida amorosa das mulheres, Ester, por sua vez, detalhou como elas podem ser bem-sucedidas nesta área: ”você, mulher, para ser sábia, tem que ter temor a Deus. Se você é solteira, vai querer que Deus dirija uma pessoa a você; se é casada, você vai temer a Deus para fazer tudo o que está em Sua Palavra. O temor a Deus é a sua fidelidade a Ele. Então, você terá condições de ser fiel também à sua família”.
O Bispo Macedo ainda salientou que a química do relacionamento está fundamentada na palavra que um cônjuge dá ao outro. “A palavra nos une e nos tem unido. Então, imagine você pensando da mesma forma com respeito à Palavra de Deus e colocando esta Palavra também em prática.”
Homenagem
Como parte da celebração desta data especial, o deputado federal Aroldo Martins (Republicanos) fez uma homenagem à Universal na Câmara dos Deputados, em Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, ele agradeceu à Universal e disse, se referindo ao trabalho da instituição: “em uma inspiração Divina, há 43 anos, foi plantada uma semente, destinada a levar a todo mundo as boas novas, a mudança de vida e libertação e a Salvação (…)”.
Entrelinhas
Para dar continuidade às lembranças que marcam a data, no domingo, 12 de julho, o programa Entrelinhas, exibido pela plataforma cristã Univer Video, mostrou um episódio marcado por experiências espirituais de pessoas que estão 24 horas compartilhando o mesmo sonho que o Espírito de Deus colocou dentro do Bispo Macedo. Afinal, são 17 mil Pastores e Bispos levando a Palavra de Deus a muitos lugares do mundo.
De um ano para cá
Nos últimos anos, a Universal tem intensificado diversos trabalhos. O ano de 2019, por exemplo, ficou marcado por inaugurações de catedrais como a de Palmas, capital do Tocantins, e a de Taubaté, no interior de São Paulo. A cidade de Teresina, no Piauí, também recebeu uma nova sede e a Catedral Mundial da Fé foi reinaugurada no Rio de Janeiro.
Nas telas do cinema, houve a estreia do filme Nada a Perder 2 e nas livrarias os lançamentos dos livros Como Vencer suas Guerras pela Fé, A Terra Vai Pegar Fogo e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, publicado originalmente em 1995, que teve mais de 3 milhões de exemplares vendidos.
As celebrações também marcaram 2019. Na Esplanada do Templo de Salomão, 20 mil pessoas e representantes de 27 nações acompanharam a cerimônia da troca das bandeiras que representam os países onde a Universal está presente.
Já no começo de 2020 aconteceu o Namoro Blindado In Concert. com espetáculos de dança, shows musicais e palestra com os escritores Renato e Cristiane Cardoso. O encontro reuniu mais de 40 mil participantes em São Paulo.
Força Universal
Os projetos da Universal continuam em destaque. Em 2020, com a crise ocasionada pelo novo coronavírus, milhares de voluntários dos 15 programas sociais da Universal se mobilizaram para ajudar os necessitados. Mais de 22 mil toneladas em cestas básicas e alimentos in natura, 243 mil refeições e 410 mil litros de água, entre outros itens, chegaram a mais de 6,2 milhões de brasileiros. Além disso, mais de 27 mil pessoas foram beneficiadas pela mobilização da Universal para atender à necessidade dos bancos de sangue em todo o País.