Universal completa 47 anos transformando vidas por meio da fé

Relembre um pouco dessa trajetória de fé e sacrifícios

Imagem de capa - Universal completa 47 anos transformando vidas por meio da fé

Neste dia 9 de julho de 2024, a Universal completa 47 anos de existência. Vamos relembrar um pouco desta trajetória de fé e sacrifícios.

Como tudo começou:

Em 1977 o, então, pastor Edir Macedo, imbuído de fé e do desejo de ajudar os sofridos, decidiu renunciar a seu emprego como tesoureiro na Loteria do Estado do Rio de Janeiro e se dedicar, exclusivamente, ao seu chamado: ganhar almas para o Reino de Deus.

Tudo começou em uma praça no Jardim do Méier, subúrbio carioca, onde, aos sábados, Edir Macedo subia os degraus de um coreto com um microfone ligado a uma caixa de som. Ele tinha em mãos a Bíblia, que desde sempre foi o pilar das pregações. Entre os que paravam para ouvi-lo, estavam os curiosos e os que se tornariam os primeiros membros da futura Igreja.

Logo depois, aquelas pessoas se juntaram a tantas outras para participarem da primeira reunião oficial da Universal em um prédio onde funcionava uma antiga funerária, no bairro da Abolição, na zona norte do Rio de Janeiro.

Uma das primeiras reuniões da Igreja Universal do Reino de Deus, na Abolição.

No primeiro volume de sua biografia “Nada a Perder”, o Bispo Macedo relembra aquele momento especial:

  • “Carros estacionavam, vaivém de pedestres nas calçadas, ônibus desembarcando gente nos pontos mais próximos. Era o primeiro culto da Igreja Universal do Reino de Deus. Acordei cedo, coloquei meu melhor terno, organizei a Bíblia e parti para a primeira reunião do meu novo ministério. Estava eufórico e feliz. Deus havia atendido minhas súplicas. O culto foi de libertação, curas e pregação dos ensinamentos para a conquista da vida eterna”.

Mais portas abertas:

Nesses 47 anos, a Universal cresceu e se multiplicou pelo mundo. Hoje, são mais de 12 mil templos em quase 150 países, dos cinco continentes, onde milhares de Bispos e Pastores levam a fé e a crença no Deus vivo.

Universal na Coreia do Sul

Universal no Sri Lanka

Universal em Phoenix, no Arizona (EUA)

Milhões de pessoas foram ajudadas pelas ações da igreja:

Além disso, a Universal tem se dedicado em ajudar aqueles que precisam de auxílio espiritual e físico. Só neste primeiro semestre de 2024, os programas sociais mantidos pela igreja no Brasil e exterior beneficiaram 6.507.967 de pessoas, com 619.361 voluntários, em 120 países.

A exemplo, as vítimas das enchentes das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. A Universal, por meio de seus voluntários e unidos à solidariedade do povo, enviou mais de 50 carretas que saíram dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Amazonas, carregadas de alimentos, kits de higiene, roupas, sapatos, cobertores entre outras doações.

Do pequeno coreto ao grandioso Templo de Salomão:

Tempos depois, com a expansão do evangelho pregado pela Universal em rádios, canais de TV, jornal e internet, nasceu no Bispo o desejo de fazer mais para Deus, então, 33 anos após o início de tudo, começou a construção do Templo de Salomão. Veja como foi:

  • Em julho de 2010, iniciavam-se os planejamentos para o levantamento do Templo. O local escolhido foi um amplo terreno no bairro do Brás, na zona leste da capital paulista. No dia 8 de agosto do mesmo ano, foi realizado o evento do Lançamento da Pedra Fundamental em duas reuniões: uma pela manhã e outra à tarde.

Assista como foi o evento:

  • A construção de 56 metros de altura possui pedras trazidas de Israel, de uma pedreira em Hebrom, também foram usadas nas paredes e no piso. Foram 40 mil metros quadrados, o suficiente para encher dez campos de futebol, de acordo com informações no livro “Nada a Perder 3”.

  • Para o trabalho, foram designados 1,4 mil homens e utilizadas duas toneladas e meia de ferro, duas toneladas de aço e 145 mil sacos de cimentos.

  • Do lado direito do Templo, está o Jardim das Oliveiras, com 12 árvores importadas. Cada uma tem cerca de trezentos anos. No terreno anexo, também há uma réplica do Tabernáculo, que abrigava a Arca da Aliança. Ele possui as mesmas medidas descritas na Bíblia. As obras também não paravam em nenhum momento: elas corriam 24 horas por dia, sete dias por semana. Em quatro anos, não houve nenhum acidente grave.

Comemorações Templo de Salomão:

Além da comemoração dos 47 anos da Universal, neste mês de julho também celebraremos os 10 anos do Templo de Salomão. Do dia 22 ao dia 31 de julho, serão 10 dias de reuniões e eventos especiais. 

Veja abaixo a programação completa:

22 de julho (segunda-feira) – A Noite dos Grandes Sonhos, às 18h e 22h.

23 de julho (terça-feira) – Milagres no Templo – um grande encontro de cura e milagres, às 10h e 20h.

24 de julho (quarta-feira) – Noite da Salvação – com a presença do Bispo Clodomir Santos, às 20h.

25 de julho (quinta-feira) – Noite dos Casais – uma noite especial para os casais na Terapia do Amor, às 20h.

26 de julho (sexta-feira) – Purificação do Templo – grande noite de libertação, às 20h.

27 de julho (sábado) – Jejum das Maravilhas, às 7h e às 10h; FJU Next Generation, na Esplanada, às 13h.

28 de julho (domingo) – Encontro especial com o Bispo Macedo, às 9h30 e 18h.

29 de julho (segunda-feira) – Noite da Restituição, às 18h e 22h.

30 de julho (terça-feira) – Vida a Cores, às 10h; e com o Bispo Júlio Freitas, às 20h.

31 de julho (quarta-feira) – O “Ide” com a Troca das Bandeiras, às 19h, com a presença do Bispo Macedo.

Participe:

O valor de um templo da Universal com as portas abertas está no que acontece ali dentro, a saber: a transformação espiritual de vidas. Por isso, ao longo de todo este dia 9 de julho, você poderá participar de uma reunião de fé, no Templo de Salomão  ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Cedida