Universal de Portugal presta assistência durante pandemia do coronavírus
Apesar dos moradores não poderem circular pelas ruas, voluntários possuem documento que permite toda essa movimentação
Por conta deste período crítico que o mundo está passando, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e como forma de amenizar os efeitos causados por ele, voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP)/Coração Universal, de Portugal, tem levado apoio necessário às pessoas que mais precisam de socorro durante essa fase.
Recentemente, o grupo ajudou cerca de 120 pessoas abrigadas provisoriamente no Pavilhão Desportivo Vistoso, em Areeiro, zona central de Lisboa, capital do país.
Segundo o Pastor Francisco Silva, responsável pelo grupo UNP, o pedido partiu da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Na oportunidade, foram doados mais mil produtos para a montagem de kits de higiene e cerca de 300 peças de roupas novas, entre elas, masculinas e femininas.
Apesar de estar proibida a circulação das pessoas pelas ruas, em decorrência da pandemia, o Pastor Francisco possui o livre acesso às localidades por conta de um o curso de capelão – que o permite prestação de socorro – e uma autorização da advogada, essa também estendida aos voluntários, concedendo também a eles a oportunidade de realizar o trabalho social.
Assista ao vídeo abaixo e confira como foi essa ação:
Socorro necessário
De acordo com o Pastor, recentemente, o grupo também prestou assistência em Barreiro, cidade portuguesa no Distrito de Setúbal. O pedido de ajuda chegou por meio do número de telefone do SOS Universal. Na oportunidade, foram levados alimentos a uma família composta por pai, mãe e dois filhos.
Os voluntários também estiveram presentes em Almada (Distrito de Setúbal), onde ajudaram um homem com deficiência física. Na ocasião, o estado de saúde dele era preocupante, pois ele estava havia 5 dias sem acesso à comida, apenas se alimentando de sopa e água. Inclusive, no dia, ele disse que havia feito uma oração a Deus entregando a sua vida e que se não fosse a ajuda dos voluntários naquele momento, certamente, não passaria daquele dia, devido à fome.
O grupo também distribuiu alimentos a uma família em situação crítica na cidade de Rio de Mouro, uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra.
Ao passar pelas três cidades, o UNP/Coração Universal percorreu mais de 100 quilômetros. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, eles não esmoreceram e levaram o auxílio necessário a quem precisava.
Se você quer saber mais sobre as ações que a Universal tem realizado em todo o País e no mundo, clique aqui.
(*) Com informações da Universal de Portugal