Universal do Porto, em Portugal, ganha visibilidade internacional

O edifício construído pelo Departamento de Engenharia da Universal foi considerado uma das obras arquitetônicas mais relevantes da cidade

Imagem de capa - Universal do Porto, em Portugal,  ganha visibilidade internacional

Nos dias 18 e 19 de junho foi realizado, em Portugal, o evento de arquitetura Open House. O objetivo foi estimular o interesse das pessoas pela arquitetura, por meio de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas, todos selecionados pela sua importância arquitetônica.

A Universal, que está no país há 25 anos, teve a honra de ser selecionada. O edifício da Universal em Porto foi prestigiado pela sua qualidade arquitetônica contemporânea. O local foi projetado pelo arquiteto Ginestal Machado e inaugurado na cidade em agosto de 2010.

Estrutura

O edifício conta com estacionamento coberto, área verde, fonte com efeitos programados e iluminação especial, nave principal com 2.327 lugares, nave auxiliar com 298 lugares, batistério inserido no altar, dois estúdios de rádio, um estúdio de TV, além das salas administrativas.

Para atender as crianças, há uma Escola Biblica Infanto-Juvenil (EBI), que possui seis salas de atividades em um espaço de 237m2, que conta com berçários e sanitários adaptados exclusivamente para os pequenos.

No local, os visitantes também têm acesso a uma livraria, bem como um espaço reservado e destinado à alimentação.

Superação

Para o diretor de engenharia da Universal em Portugal, Rivadalvo Borges e Silva Hermeto, o
reconhecimento dessa obra vai além de uma gratificação. É o resultado de uma superação.

“Este edifício foi o primeiro a ser construído desde a raiz pela engenharia da Universal (EngIURD) em Portugal. Ele influenciou os demais projetos, renovando a imagem dos nossos espaços. Além disso, nesta mesma cidade, há 20 anos, sofremos muito por adquirir esse imóvel”, lembra.

A opinião pública não aceitou que o imóvel fosse vendido, ainda mais para a Universal. “Houve várias manifestações contra a venda, a ponto de termos que devolver o imóvel. Hoje, vemos que tudo coopera para o bem da Obra de Deus”, conclui o engenheiro.

Você pode conhecer mais sobre o local e o trabalho realizado no país clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Maximo / Fotos: Demetrio Koch e Cedidas pela IURD Portugal