Universal leva a Palavra de Deus nas madrugadas
Conheça melhor as ações do Anjos da Madrugada e veja as novidades do grupo
Quem passa pelas ruas de qualquer grande cidade se depara com diversas pessoas morando nas ruas. Esse é um problema que a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou como “pertencente a todas as metrópoles”. Infelizmente, as pessoas, por diferentes situações, acabam caindo em situação de rua e encontram muitas dificuldades para retomarem suas vidas. Sem fé no próprio futuro, muitas delas recorrem às drogas – lícitas ou ilícitas – para esquecer as dores.
A Universal conhece de perto essa situação e, por isso, há anos se dedica a realizar diversas ações sociais junto à população em situação de rua. Esse trabalho de auxílio inclui doações de alimentação e roupas, mas, principalmente, a evangelização. Levando a Palavra de Deus a essas pessoas é possível recuperar a fé delas no Senhor Jesus e, dessa maneira, incentivá-las a lutar por sua vida.
“Aquele que obedece a Palavra do Senhor Jesus sai da condição de ajudado para a condição de ajudador”, afirma o coordenador do projeto Anjos da Madrugada no Jaçanã, bairro da zona norte de São Paulo (SP), obreiro Mauro Ortenze. De acordo com ele, essa é a mensagem transmitida às pessoas auxiliadas pela Universal quando as ações sociais são realizadas.
“É importante realizar ações sociais nas ruas porque, a cada dia que passa, mais pessoas se perdem nos vícios e nas drogas. Precisamos conscientizá-las de que não precisam de drogas para serem felizes e sim do Senhor Jesus, que é a Verdadeira Vida. ”
Recentemente, 18 voluntários da Universal saíram às ruas, sob liderança de Ortenze, para levar a fé aos desabrigados. Na ocasião foram doados 70 marmitas, 48 cumbucas de sopa e 62 cobertores. O mais importante, porém, foi poder levar a Palavra de Deus.
Trabalho para todos
Já no início do mês de agosto outros voluntários foram às ruas de Caçapava, cidade interiorana de São Paulo, para falar sobre o amor poderoso do Senhor Jesus. Apesar de possuir menos de 100 mil habitantes, muitas pessoas sofrem na cidade sem ter onde viver. Na primeira madrugada do mês, elas receberam a visita do Anjos da Madrugada.
“Transmitimos àquelas pessoas que a situação em que se encontram só irá mudar despertando a revolta dentro delas. Para assim, então, buscarem em Deus e se entregarem totalmente a Ele”, explica o obreiro Valmir Rogério, responsável pela atuação do grupo na cidade.
Na ocasião, foram doadas refeições a essas pessoas. De acordo com Rogério, a atitude dos voluntários não os tornam especiais, pois apenas estão cumprindo o seu dever como cristãos: “Nós, que fazemos esse trabalho, podemos acompanhar o sofrimento dessas pessoas que são esquecidas pela família, ficam sem se alimentar e sem um local apropriado para dormir. Por meio desse trabalho, hoje temos vários testemunhos de pessoas que moravam na rua, não tinham nada e, após uma revolta com a situação, voltaram-se para Deus e hoje são bem-sucedidas. ”
Campanha para todos participarem
O trabalho de auxílio aos moradores de rua realizado pela Universal é movido por boas ações de diversos cidadãos. Por meio de campanhas de doação, o grupo Anjos da Madrugada recolhe roupas e alimentos.
Em uma Campanha do Agasalho realizada recentemente, por exemplo, o grupo situado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, angariou, aproximadamente, 300 agasalhos. A campanha durou um mês e foi finalizada com um jantar organizado pelo grupo e servido aos moradores de rua.
“Essa ação não é mais que a nossa obrigação”, afirma o pastor Neto Belém, responsável pelo grupo porto-alegrense. “Como cidadãos não podemos ficar indiferentes sabendo que existem pessoas necessitando de ajuda e não fazer nada por elas. É uma honra ajudá-las, principalmente quando conseguimos fazer com que elas voltem a ter sua vida de volta. ”
Auxílio no caminho
Transformar a situação em que se encontra é responsabilidade de cada um. Entretanto, auxiliar o próximo em seu caminho dificultoso é obrigação de todas as pessoas. Entendendo essa necessidade, a Universal está oferecendo cursos profissionalizantes aos moradores de rua.
O bispo Luís Carlos Gomes, responsável pela Evangelização no País, explica o que motiva esse projeto:
“Nós sempre estamos dando assistência aos moradores de rua, isso há anos. Com isso, vimos a necessidade de irmos mais além. Por isso, a ideia de não somente levar os alimentos, os agasalhos, dar aquela assistência que a gente sempre oferece, mostrando-lhes que estamos com eles e trabalhando na sua autoestima, nós, também, na medida do nosso possível, estamos motivando eles a fazerem cursos profissionalizantes. ”
Esses cursos oferecidos gratuitamente em todo o Brasil formarão costureiros, garçons, eletricistas, mecânicos, manicures, cabeleireiros e barbeiros, entre outros profissionais. Cada um desses cursos será ministrado por profissionais da área.
O objetivo é ajudar esses moradores de rua a adquirirem uma profissão e se posicionarem no mercado de trabalho. De acordo com o bispo, “isso é para que eles tomem essa iniciativa e mudem de vida completamente, para que não fiquem só precisando do auxílio dos outros. Para que também eles possam, amanhã, auxiliar aqueles que precisam. ”
Você pode auxiliar nesse projeto fazendo parte dos voluntários do Anjos da Madrugada ou realizando doações de alimentos e roupas em uma sede da Universal mais próxima de sua casa.
“Acreditamos na recuperação de todos eles, sem exceção. Tem jeito para tudo e é por isso que a Universal está empenhada em dar toda a assistência necessária para que os moradores em situação de rua voltem a ter uma vida como qualquer cidadão na sociedade, digna de um ser humano”, conclui o bispo.
Acompanhe, na galeria de imagens abaixo, um pouco do grande trabalho realizado pela Universal nas madrugadas brasileiras.