Universal no Piauí terá a sua primeira Catedral

A inauguração do templo será neste domingo, 29 de dezembro. Saiba mais

Imagem de capa - Universal no Piauí terá a sua primeira Catedral

Nove anos após a inauguração da primeira igreja erguida na antiga funerária, no bairro da Abolição, no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1977, o trabalho da Universal chegava ao estado do Piauí, em 1986.

Trinta e três anos depois, o povo piauiense terá a sua primeira Catedral. Com 11 mil metros de construção, a nova sede terá capacidade para 2.250 pessoas sentadas (quase mil a mais que a atual sede), estacionamento com 300 vagas. O local atende todas as normas de acessibilidade e está preparado para receber crianças de várias idades na Escola Bíblica Infantil (EBI).

A escolha do local para a primeira Catedral teve como requisito a facilidade de acesso. Inclusive, a parada de ônibus – em frente ao novo templo – se chamará “Universal”.

A construção levou 2 anos e 5 meses parar ficar pronta. O Bispo Josué Amorim, responsável pelo trabalho evangelístico no estado, conta que houve dificuldades no início da obra devido às chuvas.

Quanto à expectativa para a inauguração, o Bispo destaca que não poderia ser melhor. “Hoje, em todo lugar que chegamos, as pessoas comentam sobre a inauguração da Catedral. Vamos conseguir ganhar muito mais almas. Um sonho de mais de 20 anos está se concretizando na virada de uma nova década. Graças a Deus, esse povo merece”, enfatizou.

Sonho realizado

O deputado estadual Gessivaldo Isaías de Carvalho Silva conheceu a Universal desde a sua chegada ao Piauí. Sua mãe e sua irmã foram uns dos primeiros membros da igreja. Cerca de 1 ano depois, ele começou a frequentar e recorda do início do trabalho evangelístico.

“O começo foi muito difícil, era um prédio simples, na Avenida Miguel Rosa, com poucos obreiros, perseguições da mídia e de muitos religiosos. Com isso, muitas pessoas não queriam alugar seus imóveis para abrirmos igreja, era como um trabalho braçal, de formiguinha, de porta em porta, mas isso fez crescer homens e mulheres de Deus, capazes de vencer essas dificuldades”, relembra.

Para o deputado, ver a Catedral sendo inaugurada é um sonho realizado. “Quando passava em frente à construção, vinha à minha mente tudo que passei ao longo desses mais de 30 anos; não só eu, mas cada um que começou essa obra aqui no estado. Cada perseguição sofrida, cada igreja do nosso estado, enfim, vejo a grandeza de Deus se materializando aqui. Tenho a certeza que a história do Piauí será dividida entre o antes e o depois da Catedral”, concluiu o parlamentar.

Eles queriam ter só mais uma igreja

O técnico em edificações e graduando em engenharia, Weider Adjalma Silva (foto ao lado), de 46 anos, é obreiro há 28 anos. Coordenador e Gestor de Manutenção da obra de construção da Catedral, ele chegou à igreja, ainda na juventude, convidado por um primo, como ele mesmo recorda: “vazio e sem motivação”, além de viciado em álcool.

Hoje, com a vida restaurada, casado e pai de uma filha, lembra dos tempos em que desejaram ter ao menos duas igrejas no estado, pois, só havia uma. Aos poucos, eles viram Deus abrindo portas, e o sonho de uma Catedral foi ganhando forma.

“Compramos o terreno e aguardamos por anos o início da obra e, finalmente, este dia chegou”, comemora.

Participar da construção desde a fase de projeto até a inauguração deixa Weider sem palavras. “Não tenho como expressar o tamanho da minha realização e gratidão pela vida que vivi todos esses anos. Viveria tudo outra vez”.

O futuro engenheiro crê, assim como o deputado Gessivaldo, que a inauguração será um divisor de águas no trabalho evangelístico no estado. “Haverá uma outra Igreja no Piauí depois desta inauguração. Muitas almas serão alcançadas neste lugar, a fé será avivada e o Nome de Jesus será Glorificado”, finaliza.

Portas abertas

A Catedral será inaugurada neste domingo, 29 de dezembro. Duas reuniões especiais de inauguração serão realizadas: às 9h30, com o Bispo Josué Amorim, e, especialmente às 18h, com o Bispo Renato Cardoso.

A nova sede fica localizada na Avenida João XXIII, nº 770, bairro dos Noivos, Teresina (próximo à Ponte da Frei Serafim).

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Cedidas