Universal nos Presídios doa itens de higiene a presas na Guatemala

Presente no Brasil e em mais de 50 países, o programa social ajuda na ressocialização de detentos

Imagem de capa - Universal nos Presídios doa itens de higiene a presas na Guatemala

Na última terça-feira (8), voluntários do programa social Universal nos Presídios (UNP), na Guatemala, visitaram presas do Centro de Orientación Femenino (COF) e, na oportunidade, doaram 840 itens de higiene pessoal.

O COF é uma prisão para mulheres, localizada no município de Fraijanes, a 21 quilômetros da Cidade da Guatemala, capital do país. Segundo o responsável pela ação social, Rodrigo Silva, é a 2ª maior prisão feminina guatemalense.

As encarceradas receberam a doação de itens como absorventes, sabonete, creme dental, escova de dente, papel higiênico e desodorante.

“Nós sabemos das dificuldades que elas enfrentam no convívio diário, da escassez em que vivem, mas, sobretudo, do abandono que sofrem por parte da própria família, já que a grande maioria delas não recebe visitas. Com esta ação, nós buscamos mostrar que elas não estão esquecidas”, diz o responsável.

“Foram mais de 120 mulheres beneficiadas, e tenho certeza que este dia ficará na memória de cada uma, inclusive das voluntárias, que deixavam evidente a todas a nossa satisfação na realização desta ação”, complementa.

A voluntária Ana Patricia Jimenez, de 59 anos, também relata sua experiência na ação social: “Reencontramos algumas detentas que haviam sido transferidas de outro penal onde realizamos o trabalho, além de outras tantas senhoras que, contentes, não deixavam de nos abraçar. Para mim, foi maravilhoso poder estar ali e fazer parte desse trabalho tão importante”.

Dados apontam que a Guatemala tem três vezes mais presos que as capacidades de seu sistema prisional, com 367,2% de ocupação.

“Estamos muito felizes com a visita e a ajuda de todos vocês. Muito obrigada a todas as pessoas que nos ajudaram com a doação dos kits”, agradeceu a detenta Elsa Junay.

Localizada na América Central, ao sul do México, a Guatemala tem 0,663 como valor do Índice de Desenvolvimento Humano, estando 60% de sua população em situação de pobreza. A Cidade da Guatemala é a capital mais populosa de todo o continente.

O programa social Universal nos Presídios (UNP) surgiu há mais de 30 anos e é mantido pela Igreja Universal no Reino de Deus. Os voluntários atuam nas penitenciárias masculinas e femininas, amparando presidiários e seus familiares, além de funcionários das unidades prisionais.

imagem do author
Colaborador

UNIcom