Universal nos Presídios inaugura espaço de ressocialização dentro da Penitenciária Feminina de Sant’Anna
Espaço oferece apoio espiritual e capacitação profissional para reeducandas
Para muitas reeducandas, a rotina atrás das grades transmite a sensação de um caminho sem volta. No entanto, no último dia 24 de janeiro, um novo capítulo começou a ser escrito com a inauguração do mais recente espaço de ressocialização dentro da Unidade Prisional de Sant’Anna, localizada na Zona Norte de São Paulo. O espaço visa oferecer oportunidades de recomeço e ressocialização através da fé e capacitação profissional.
Mensagem de fé:
O evento contou com a presença do Bispo Renato Cardoso, líder do trabalho espiritual da Universal no Brasil, que levou uma mensagem de esperança às detentas. Em vez de dizer que não tem mais jeito, falava o Bispo, coloquem o que Jesus disse: ‘Tudo é possível ao que crê’.
“Se tudo é possível, então, é possível sair daqui e ser um exemplo de superação”, enfatizou.
Com mais de 540 espaços já em funcionamento dentro dos presídios brasileiros, a Universal nos Presídios (UNP) amplia seu trabalho na unidade, que já conta com quatro locais dedicados às reeducandas.
Além das reuniões religiosas, a instituição promove cursos profissionalizantes com certificados, preparando as internas para uma nova realidade após o cumprimento da pena.
“A maioria das detentas se questiona sobre o que fará ao sair daqui. Muitas não têm uma profissão ou oportunidades, mas agora isso não será mais um problema. Elas sairão com novas habilidades, sem precisar recorrer ao que faziam antes”, falou o Bispo Renato Cardoso.
A família como base:
O trabalho da UNP também se estende às famílias das reeducandas, oferecendo suporte para que estejam preparadas para a reinserção das internas na sociedade. “A família é a base. Elas precisam estar bem para reconstruir seus lares”, enfatizou o Pastor Clodoaldo Rocha, responsável pelo grupo UNP.
O diretor da unidade prisional, Osvaldo Bueno, relatou que a parceria com a Universal tem sido essencial na ressocialização das detentas. “Em 35 anos de sistema prisional, eu sempre quis proporcionar algo significativo para as reeducandas. Hoje, vejo isso acontecer por meio dessa parceria, que traz cursos e novas perspectivas de vida”, destacou.
Um novo recomeço:
A inauguração também foi marcada por momentos de solidariedade e fé, como a distribuição de kits de higiene e a realização de batismos, simbolizando um recomeço para as detentas.
Uma das internas compartilhou sua experiência e gratidão: “Não é porque estou presa que tudo acabou. Aqui, encontramos não apenas um curso, mas também a Palavra de Deus e oração, que são fundamentais para nossas vidas.”
Com iniciativas como esta, a Universal nos Presídios reforça seu compromisso com a transformação social, dando uma nova perspectiva para milhares de pessoas privadas de liberdade, ajudando-as a reconstruir suas histórias com dignidade e propósito.
Assista ao vídeo abaixo e acompanhe como foi a inauguração:
Ver essa foto no Instagram