Universal prega o Evangelho em 102 idiomas e dialetos
A pregação que começou em 1977 apenas em português no Coreto do Méier, no Rio de Janeiro, hoje é feita em 150 países e na língua local
Nos primórdios da Humanidade todos falavam a mesma língua e foram orientados por Deus a se espalhar pelo mundo. Obstinado, em vez de obedecer, o povo edificou uma cidade e uma torre. Por isso, o Senhor confundiu as línguas e, assim, a orientação de se espalharem sobre a face da Terra, enfim, foi obedecida (Gênesis 11.1-9).
Milênios depois, outro evento mudou a história: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus. Sob a Sua orientação de fazer discípulos em todas as nações, como está escrito na Bíblia em Mateus 28.19-20, a Universal nasceu em 1977, no Brasil, e vem se espalhando pelo mundo desde 1986, quando chegou a Nova York, nos Estados Unidos, e passou a falar um novo idioma: o inglês.
ESPALHADOS PELO MUNDO
Hoje, a Universal está presente em 150 países, pregando o Evangelho em 102 idiomas e dialetos (confira a lista ao lado). O português, o inglês, o espanhol e o francês são as línguas mais faladas pelo corpo eclesiástico. Muitos oficiais falam duas ou mais línguas, comprovando que a igreja não mede esforços para obedecer a orientação Divina de ir a todos os continentes para levar a Palavra de Deus a toda criatura.
E como os bispos, pastores e suas respectivas esposas aprendem o novo idioma? “Normalmente, eles vão para o país e depois aprendem a língua, seja idioma e/ou dialeto. A Universal investe nisso, para que aprendam a língua, para que aconteça este intercâmbio”, informou o Departamento de Comunicação Social e Relações Institucionais da Universal (UNIcom).
NA UCRÂNIA
Alguns idiomas contam com um alfabeto diferente do alfabeto romano, utilizado no português, a exemplo da língua ucraniana, que utiliza o alfabeto cirílico. Rafaela Rodrigues, esposa do Pastor Lucas Rodrigues, conta que antes do casamento ela já sabia da possibilidade de eles servirem a Deus na Ucrânia e começou a aprender a língua ucraniana.
Ao chegar naquele país, entretanto, ela precisou intensificar os estudos. “Quando chegava a noite, a minha cabeça doía de tanta informação adquirida durante o dia, mas eu tinha tanto desejo de entender as pessoas, de falar de Jesus para elas, de ajudá-las que isso renovava as minhas forças a cada manhã para aprender mais”, diz.
Segundo ela, a motivação para aprender o idioma veio da Fé. “O propósito é levar às pessoas a oportunidade de Salvação, ajudá-las a ter um encontro de verdade com o Espírito Santo e, por este propósito, o Espírito de Deus tem aberto nosso entendimento. Nunca estudamos sem antes orar, pois sabemos que a capacidade não vem de nós, mas sim de Deus que nos deu esta missão”, revela.
ENTENDER A CULTURA
Além do idioma, o casal, que serve na Ucrânia há um ano, teve de aprender a se adaptar, pois o aprendizado não se limita à língua, mas inclui entender como os ucranianos pensam e se comunicam no dia a dia, o clima, os costumes e a cultura. O Pastor Lucas acreditava que bastava decorar e tudo daria certo, mas a realidade mostrou que era necessário entender a mentalidade das pessoas, principalmente por conta da guerra.
FRUTOS EXTRAORDINÁRIOS
Somado ao refrigério oferecido pela Palavra de Deus, os ucranianos se alegram ao ouvir a Verdade em sua língua. “Quando estava aqui há poucos meses, realizei uma oração em ucraniano pelas pessoas e, após o culto, algumas vieram até mim e me abraçaram e me agradeceram por falar a língua natal delas”, lembra. “Quando o servo de Deus se empenha, por mais que tenha muitas dificuldades no aprendizado, os frutos são extraordinários! A cada reunião que faço, saio renovado e muito feliz por estar levando Jesus a esta nação”, declara o Pastor.
EM TODAS AS LÍNGUAS
A língua pode ser diferente, mas a Fé é uma só. E se o Senhor Jesus ordenou “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15), a Universal não poupará esforços para obedecer e levar a Salvação a todas as nações.
NOSSAS LÍNGUAS
Dentre os 102 idiomas e dialetos falados pelo corpo eclesiástico da Igreja Universal estão: Afrikaans, aimará, albanês, alemão, árabe, armênio, aukan, bedayo, búlgaro, cantonês, chichewa, chinês, chuukese, coreano, crioulo, croata, cuanhama (kwanyama), esloveno, espanhol, fataluku, finlandês, fon, francês, gambaye, georgiano, grego, guarani, haitiano, hebraico, hindi, hindi fijano, hokeano, holandês, húngaro, iban, ibinda, indonésio, inglês, isiLozi, isiNdebele, isiXhosa, isiZulu, italiano, iTokay, japonês, kavango, kikongo, kimbundu, kinyarwanda, kirundi, kituba, krio, kuki, letão, lingala, luganda, maasai, malaio, malgaxe, maltês, mandarim, mooré, nganguela, nhaneca, oshihereo, oshivambo, papiamento, patois, polonês, português, quíchua, quioco, romeno, russo, sango, saramacaans, sepedi, sérvio, sesotho, setswana, shona, shuar, sinhala, sinyanja, siSwati, sotho, sranan tongo, sueco, swahili, tagalo, tâmil, telugu,
tétum, tok pisin, tshivenda, turco, ucraniano, umbundu, urdu, wayuunaiki, wolof, xitsonga.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!