UNP doa 12,2 mil máscaras reutilizáveis para presos de Pernambuco
Levantamento apontou 7% dos 33,7 mil detentos pernambucanos infectados pela covid-19
Nos últimos 30 dias, o programa social Universal nos Presídios (UNP) doou 12,2 mil máscaras reutilizáveis, de algodão, para os detentos de 15 penitenciárias de Pernambuco. Aos agentes penitenciários do estado foram entregues 2 mil kits de higiene.
Dados divulgados pela Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em maio deste ano, apontam que cerca de 7% dos 33,7 mil encarcerados no estado estavam infectados pela covid-19, sendo que nove haviam falecido por causa da doença, desde o início da pandemia.
Jefferson José Celestino Lins da Silva, responsável pelo programa social no estado, explicou que a iniciativa surgiu a partir de relatos de diretores de presídios e de pessoas que atuam na área da saúde das detenções, de que os detentos estavam precisando de máscaras. “Os voluntários da UNP aqui de Pernambuco se mobilizaram e conseguimos mais de dez mil máscaras para entregar aos presos. Sabemos que, nesta pandemia, a prevenção é essencial, ainda mais neste momento tão difícil que todos têm enfrentado na saúde dentro e fora das celas”, disse.
As máscaras estão sendo entregues aos 15 presídios desde 2/7. O último lote de donativos será repassado neste sábado (7).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reafirmado que permanece a necessidade do uso de máscaras no Brasil, mesmo com o avanço da vacinação.
O diretor de um dos estabelecimentos beneficiados, Carlos Alberto Cordeiro, da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), agradeceu pela iniciativa. “Neste momento de pandemia, que é um momento tão difícil, quando muita gente não tem recurso nem para comprar máscara, está sendo muito importante esta distribuição, até para os nossos agentes penais. Chegou na hora certa, e pode ter certeza que todos se sentirão mais seguros.”
Os 2 mil kits de higiene pessoal destinados aos agentes penitenciários são compostos por sabonete líquido, álcool em gel (70%), máscara de tecido e lenços de papel.
Mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus, a UNP atua, no Brasil e em mais 53 países, na ressocialização de detentos, no apoio aos familiares deles e no auxílio aos agentes penitenciários. Em 2020, o programa social beneficiou 1,5 milhão de pessoas.
Estes são os presídios de Pernambuco que estão recebendo a doação de máscaras e kits de higiene:
- Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra – Limoeiro
- Presídio de Santa Cruz do Capibaribe – Santa Cruz do Capibaribe
- Centro de Observação Criminológica e Triagem Profº Everardo Luna (COTEL) – Abreu e Lima
- Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ) – Ilha de Itamaracá
- CPFAL – Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima – Abreu e Lima
- Colônia Penal Feminina Bom Pastor – Recife
- Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Pernambuco (HCTP) – Ilha de Itamaracá
- Colônia Penal Feminina de Buíque – Buíque
- PPBC – Penitenciária Professor Barreto Campelo – Ilha de Itamaracá
- PJALLB – Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros -Recife
- PFDB – Presídio Frei Damião de Bozzano – Recife
- Pamfa – Presídio Marcelo Francisco de Araújo – Recife
- Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes – Petrolina
- Centro de Ressocialização do Agreste (C.R.A.) – Canhotinho
- Presídio de Igarassu – Itapissuma