UNP doa 21,5 mil medicamentos para presídios de Goiás
Iniciativa beneficiará 10,7 mil presos no Estado
Na próxima segunda-feira (7), o programa social Universal nos Presídios (UNP) concluirá a doação de 21,5 mil unidades de medicamentos, destinados aos detentos de 14 presídios do Estado de Goiás. São antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos para o tratamento de diversos tipos de doença. A entrega dos remédios teve início no dia 1º/2, e deve beneficiar até 10,7 mil presos.
Josimar Pires Nicolau do Nascimento, diretor-geral de Administração Penitenciária (Policial Penal) do Estado, agradeceu à UNP e explicou que “a doação destes medicamentos impactará significativa e positivamente nos atendimentos de assistência à saúde que garantimos aos reeducandos, dentro das unidades prisionais”.
“Somos gratos por essa parceria [com a UNP] que sempre nos apoia na missão de zelar pelas pessoas privadas de liberdade”, acrescentou.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que as doenças infecciosas são responsáveis por cerca de 30% das mortes na população carcerária, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório (22%) e as doenças do aparelho respiratório (10%). De acordo com o CNJ, o número de presos acometidos por doenças infecciosas é 11 vezes maior do que o de pessoas que vivem em liberdade.
“Nosso país está atravessando um momento muito difícil. Imagina, então, dentro do sistema prisional! Sabendo disso, os voluntários da UNP se movimentam para arrecadar os medicamentos, cuidando, assim, daqueles que estão enfermos”, relata o responsável pela UNP em Goiás, Pedro Paulo dos Santos.
Todos os medicamentos serão utilizados pelos detentos apenas mediante receita médica.
A UNP é um dos programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus, e atua nas penitenciárias masculinas e femininas de todo o Brasil, promovendo a ressocialização dos detentos e dando apoio aos familiares deles.
Para isso, oferece cursos profissionalizantes, oficinas de arte e sessões de cinema, e promove eventos culturais e recreativos, além da doação de livros, alimentos e kits de higiene.
Em 2021, foram atendidos 619.698 detentos, familiares e funcionários de presídios em todo o Brasil.
Agenda: Doação de medicamentos para presos em Goiás
Cidade: Aparecida de Goiânia
Presídio: Complexo de Aparecida
01/02, às 15h
Cidade: Anápolis
Presídio: Presídio Estadual
02/02, às 10h
Cidade: Anápolis
Presídio: UP Regional de Anápolis
02/02, às 11h
Cidade: Trindade
Presídio: UP de Trindade
02/02, às 10h
Cidade: Luziânia
Presídio: UP Feminina de Luziânia
03/02, às 11h
Cidade: Santo Antônio das Posses
Presídio: UP Masculino Santo Antônio
03/02, às 10h
Cidade: Pires do Rio
Presídio: UP Pires do Rio
04/02, às 09h
Cidade: Caldas Novas
Presídio: UP de Caldas Novas
04/02, às 9h
Cidade: Águas Lindas de Goiás
Presídio: Presídio Segurança de A.L
07/02, às 10h
Cidade: Planaltina
Presídio: Presídio de Planaltina
07/02, às 14h
Cidade: Araçu
Presídio: UP Feminina de Araçu
07/02, às 11h
Cidade: Rio Verde
Presídio: CIS de Rio Verde
07/02, às 10h
Cidade: Rio Verde
Presídio: CPP de Rio Verde
07/02, às 11h
Cidade: Formosa
Presídio: UP de Formosa
Data: 07/02, às 15h