UNP leva exposição ‘Livres para Pintar’ para OAB em Canoas (RS)

Obras apresentadas são frutos do trabalho desenvolvido junto aos presos

Imagem de capa - UNP leva exposição ‘Livres para Pintar’ para OAB em Canoas (RS)

Nesta terça-feira (22), ocorreu o encerramento da exposição de artes “Livres para Pintar” — uma iniciativa da Universal nos Presídios (UNP) para ajudar na ressocialização de detentos —, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada em Canoas (RS).

A exibição teve início no dia 1º de agosto e faz parte do evento de abertura do mês do advogado. Desde então, estima-se que cerca de 2,5 mil advogados puderam contemplar as obras expostas no local.

Segundo os organizadores, foi importante levar essa exposição para a OAB, a fim divulgar o trabalho que a UNP realiza com os apenados e assim firmar parcerias junto às autoridades e demais segmentos da sociedade.

A mostra é fruto do trabalho desenvolvido pelo programa social dentro das unidades prisionais. Na ocasião, voluntários realizaram oficinas de artes, que estimulam as habilidades e a criatividade dos detentos, além de ensinarem a história da arte e técnicas, como a pintura em tela.

O responsável pela UNP no Rio Grande do Sul e também artista plástico, Venino Aragão, conta que cerca de 200 detentos já participaram da iniciativa no estado, e eles ficam muito felizes em saber que seus trabalhos estão sendo expostos para o público. “Eles se sentem motivados a continuar aprimorando as técnicas de pintura e também sempre agradecem pela oportunidade que estão tendo dentro dos presídios”.

“Em uma unidade prisional, tivemos o caso de um aluno que tinha problemas com drogas, depressão e já não tinha mais vontade de viver. No entanto, com a participação nas aulas, ele foi mudando, foi o orador da turma na formatura. Atualmente está trabalhando dentro do presídio e já determinou que ao sair irá se especializar na área, em uma faculdade”, relata o responsável.

A exposição “Livres para Pintar” já foi apresentada nos municípios de Canoas, Santa Maria e Santa Cruz. Por sua vez, a UNP — mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus — está presente em todo o Brasil e em mais 39 países, levando apoio aos encarcerados e familiares, bem como aos agentes prisionais.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas