UNP: voluntários levam palestra aos agentes penitenciários no estado do Rio Grande do Sul
Na oportunidade, foi abordado o tema “Espiritualidade e Saúde Mental”. Saiba como foi
Na tarde do dia 27 de setembro, voluntários do programa social Universal nos Presídios (UNP) do estado do Rio de Grande do Sul realizaram um evento especial voltado aos agentes da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, no bairro Faxinal, no município de Arroio dos Ratos, no estado riograndense.
Na oportunidade, o tema abordado foi “Espiritualidade e Saúde Mental”. O momento impactou positivamente os participantes, proporcionando-lhes não só um espaço de acolhimento, mas também uma oportunidade de buscar equilíbrio emocional e espiritual.
Intenção da ação:
O objetivo da ação com os agentes penitenciários foi o de proporcionar momentos para que eles possam parar um pouco e refletir sobre temas importantes como o abordado. Ademais, a intenção foi a de mostrar a eles que é possível ter paz mesmo em meio a tantas agitações que eles enfrentam ao decorrer da jornada de trabalho.
Sobre a palestra:
A palestra foi ministrada pela missionária e assistente social Estela Maris. Durante a abordagem do tema, foi falado sobre os diversos fatores que contribuem para a depressão e que podem desencadear para o desejo de suicídio.
Ao longo da palestra, também foi desenvolvida uma dinâmica com os agentes penitenciários para que todos pudessem se autoavaliar e refletir se estariam investindo em si ou se estariam somente investindo em outras pessoas ou coisas e esquecendo de si mesmos.
Informações adicionais:
- Durante a ação, 60 servidores foram alcançados;
- 6 voluntários participaram do momento;
- Ademais, foram entregues exemplares de livros, Bíblias e marca páginas com mensagens alusivas ao setembro amarelo e ao final foi servido um café.
Mensagem de fé transmitida:
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7
Durante o encontro, por meio da passagem bíblica acima, os servidos puderam ter o entendimento de que não se culpem tanto, ou seja, não exijam tanto de si, mas, sim, se valorizem mais e investam em sua espiritualidade, pois é a base que sustenta e dá condições de superar as dificuldades encontradas no dia a dia.
Além disso, foi enfatizada a importância de se ter a paz e uma mente tranquila guardando o coração para se ter saúde em todos os sentidos.
O que disse o responsável pela iniciativa:
De acordo com o Pastor Venino Aragão, responsável pelo trabalho evangelístico do UNP no estado do Rio Grande do Sul, o momento foi uma grande oportunidade de apresentar aos servidores a parceria do grupo e que não apenas os detentos como também eles estão incluídos nas atividades da UNP.
- “Neste dia, foi muito importante, pois vi neles um grande interesse em participar do momento como também em outras atividades futuras a pedido deles”, completou.
Quem foi alcançado:
Segundo o voluntário do UNP Diego da Silva Dantas, a palestra foi importante não apenas para os servidores, mas também para ele, pois o ajudou. De acordo com os ensinamentos, ele percebeu a importância de cuidar de sua saúde física, mental e espiritual.
- “Levamos essa palestra dentro das casas prisionais onde os agentes penitenciários pararam todos os seus afazeres para ouvir. E não foi só importante para eles, mas para mim também porque eu trabalho com pessoas estressadas e eu tenho que ter um domínio próprio para lidar com elas. Não posso jogar o meu estresse em cima das pessoas”, compartilhou.
- “A palestra me ajudou a priorizar a minha saúde mental”, finalizou ele.
Fique atento:
Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.
Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.
Seja um patrocinador:
Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.