Uso de smartphones aumenta obesidade em adolescentes

Estudo foi realizado com 53 mil crianças com idades entre 12 e 18 anos

Imagem de capa - Uso de smartphones aumenta obesidade em adolescentes

Estudo realizado pela Universidade da Coreia aponta que o uso de smartphones por adolescentes está diretamente ligado ao sobrepeso e à obesidade. Ter esses problemas em idade de desenvolvimento, por sua vez, aumenta consideravelmente as chances de desenvolver obesidade na vida adulta.

O estudo foi realizado com 53 mil crianças com idades entre 12 e 18 anos. Os resultados mostram que os adolescentes que passam duas horas ou mais por dia utilizando smartphone têm mais probabilidade de comer fast food e ultraprocessados; ingerir bebidas açucaradas, como refrigerantes; ter problemas de sono e ser influenciado por propagandas de alimentos não saudáveis.

Além disso, esses adolescentes também costumam trocar o período de atividade física por período utilizando a tela e têm o hábito de ingerir alimentos prejudiciais, sem prestar atenção ao que estão fazendo – o que faz com que o consumo desses mesmos alimentos aumente.

Para a epidemiologista, autora do artigo Hannah Oh, “os dados sugerem que tanto o tempo de uso do smartphone quanto o tipo de conteúdo podem influenciar de forma independente a dieta e a obesidade em adolescentes”.

Isso porque aqueles que utilizam o smartphone para realizar pesquisas têm hábitos mais saudáveis do que os que utilizam a tela para jogar, frequentar mídias sociais, assistir a vídeos, etc.

Essa diferença é proveniente do fato de que, ao contrário das pesquisas, as outras atividades citadas são desenvolvidas para prender o usuário ao produto. Passando horas em frente à tela, os hábitos não-saudáveis são desenvolvidos com mais força.

“Os adolescentes de hoje são nativos digitais, que cresceram em contato próximo com dispositivos digitais, como smartphones e, portanto, provavelmente são fortemente influenciados por eles”, relatou Hannah Oh ao jornal britânico Daily Mail. “Infelizmente, os adolescentes não costumam dar atenção aos pais quando eles orientam a diminuir o uso de telas. Mas isso é essencial. Devem ser feitos esforços para maximizar os efeitos positivos e minimizar os efeitos negativos do uso do smartphone na saúde do adolescente”.

Adolescentes, ouçam

Como Hanna Oh destacou, os adolescentes de 2021 nasceram e cresceram utilizando celulares cada vez mais inteligentes, com internet praticamente ilimitada e dispondo de aplicativos muito eficazes no dia a dia.

Essa conexão com os celulares faz com que, muitas vezes, os adolescentes julguem os pais como “velhos” quando eles tentam controlar o tempo de uso das telas.

Em palestra realizada no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso falou sobre esse pensamento que os mais jovens têm em relação aos seus pais:

“Toda nova geração tem a sensação de que os pais são ultrapassados, que os pais não sabem o que falam, porque são velhos e não entendem nada da sua vida. Mas, ainda que haja um fundo de verdade de que a nova geração sempre vai ter uma cabeça mais fresca, uma cabeça mais aberta para coisas novas, nem sempre o novo é o melhor”.

De fato, a tecnologia voltada aos adolescentes é prova de que o novo não é o melhor. Aplicativos, sites e jogos são desenvolvidos para viciar os jovens. E esse vício acarreta diversos problemas, como a obesidade citada acima.

A epidemiologista Hanna Oh ressalta que os jovens devem ouvir seus pais, para se protegerem desses males causados pelos celulares.

Durante a palestra no Templo de Salomão, a escritora Cristiane Cardoso destacou a importância da obediência aos pais em sua vida.

“Na minha obediência, na minha infância e adolescência – e até hoje – eu me protegi. Eu fiz bem a mim mesma. A obediência me fez bem”, afirmou ela. “O que você desobedece não é questão de opinião, é questão de educação. Quando seu pai e mãe te ensinam uma coisa estão te educando.”

Por fim, o Bispo Renato Cardoso destacou: “Um dos dez mandamentos diz assim: ‘honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá’, ou seja: vida longa associada a honrar pai e mãe”.

Todos os domingos, o Bispo Renato Cardoso e a escritora Cristiane Cardoso transmitem uma mensagem especial aos pais e filhos. Para assistir às mensagens e às reuniões completas, clique aqui e acesse o Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: iStock