Usuários migram do WhatsApp para Telegram e Signal
A decisão em massa aconteceu após o WhatsApp anunciar sua nova política de privacidade
Após a repercussão negativa das novas políticas de privacidade do WhatsApp, a partir do dia 8 de fevereiro, que pretende compartilhar informações com serviços do Facebook, dono do aplicativo de mensagens instantâneas, pessoas do mundo inteiro passaram a migrar para outros aplicativos com a mesma iniciativa.
A partir do dia 8 de fevereiro será obrigatório a adesão da nova política de privacidade, por parte dos usuários. Os que não concordarem não poderão mais utilizar o app.
Nesta migração, o Telegram e o Signal foram os escolhidos pelos usuários como alternativa ao WhatsApp. O Telegram afirmou que nas últimas 72 horas recebeu mais de 25 milhões de novos usuários. Já o Signal viu o número de downloads crescer em 4200% desde o anúncio do WhatsApp.
No Brasil, a loja de aplicativos da Apple aponta o Telegram como o primeiro app gratuito com maior número de downloads no momento, enquanto o Signal ocupa a segunda posição.
Os aplicativos surgiram com a finalidade de substituir o antigo torpedo SMS. Essas empresas, contudo, coletam informações sobre os usuários.
Entre as três plataformas de compartilhamento de mensagens, o WhatsApp já é o que mais coleta informações dos usuários, sendo elas: a marca do telefone, o horário da mensagem, sua localização e outros.