“Vacina contra COVID-19 será barata”, afirma Oxford
Objetivo é distribuir à população já em setembro de 2020
A vacina contra COVID-19 que está sendo desenvolvida em Oxford terá preço acessível a todos os países. É o que promete o professor Adrian Hill, diretor do instituto que a está produzindo.
De acordo com o que Hill informou à agência de notícias Reuters, a vacina poderá ser produzida em, pelo menos, sete cidades espalhadas pelo mundo. Isso fará com que o valor de logística seja drasticamente reduzido, para que todos possam ter acesso.
Com um valor baixo, mais países terão a possibilidade de comprar a vacina e distribuir gratuitamente à população.
Convocação de voluntários
Para cumprir o objetivo de distribuir a vacina ao mundo, primeiro é necessário que os últimos testes sejam realizados. Para isso, os cientistas estão convocando 10.260 voluntários de toda a Grã-Bretanha.
O objetivo é imunizar todas essas pessoas e acompanhar possíveis reações adversas (até o momento, mais de mil pessoas foram vacinadas e nenhuma reação grave foi apresentada).
Caso os testes tenham bons resultados, Oxford pretende produzir, pelo menos, 400 milhões de doses ainda em 2020. Essas doses seriam distribuídas já a partir de setembro.
Mais do que isso, a empresa AstraZeneca, que produzirá a vacina, promete ser capaz de entregar 1 bilhão de doses em setembro.
Os Estados Unidos também prometem disponibilizar vacinas ao público ainda em 2020. Clique aqui e saiba mais sobre ela.