Vamos descruzar os braços?
Há homens que não estão cumprindo o papel masculino
O homem tem a responsabilidade de prover e proteger sua família. Entretanto, atualmente, parece que há uma agenda para desconstruir a masculinidade. Os efeitos colaterais disso é que, sem perceber, homens estão vivendo em mundos virtuais (com videogame, pornografia e redes sociais), em vez de assumirem os papéis que lhes cabem no mundo real.
No lar, o homem deveria manter a firmeza diante dos problemas, ser uma figura disciplinada, responsável, com uma presença protetora, um esteio para a família, alguém com quem é possível contar no dia a dia.
Contudo o que temos visto é que há mulheres tendo de suprir as lacunas que os homens têm deixado em suas famílias. Só para ilustrar, quando os assuntos são “afazeres domésticos” e “cuidados de pessoas”, as mulheres que trabalham gastaram 6,8 horas a mais do que os homens desempenhando essas tarefas no ano passado. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) com o tema Outras Formas de Trabalho 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O que não lhe contaram
Pode ser que o homem se dedique à sua carreira profissional, mas, ao chegar em casa, as tarefas são deixadas só para a esposa, que também cumpriu sua jornada de trabalho. Homens e mulheres são diferentes (a biologia comprova isso) e cada um tem o seu papel. Entretanto o casal precisa aprender a atuar como um time e um precisa ajudar o outro.
Há homens que nem sequer sabem os custos que envolvem a manutenção do lar. Eles deixam as contas se acumularem e tudo vira uma bola de neve. Às vezes, a mulher precisa assumir para si o controle das finanças porque sabe que não pode confiar no marido.
Além de cuidar das tarefas da casa, as mulheres também têm se dedicado às pessoas que fazem parte do lar. Apesar de ter sua jornada de trabalho, elas cuidam dos filhos e outros membros da família. Os homens, porém, precisam compreender que têm responsabilidade quanto à criação dos filhos também. A presença da figura masculina faz toda a diferença na construção psicológica da criança. Ele transmite aos filhos os valores e os aprendizados adquiridos ao longo da vida.
Uma espécie ameaçada de extinção
Um homem de valor trata bem a sua família. Ele tem um espírito excelente e faz o que tem de ser feito e o que é correto (quer sinta vontade ou não). Ele se levanta cedo, examina os negócios, traz o alimento para a família, organiza as finanças, ouve como foi o dia da esposa e dos filhos (e eles sabem que podem confiar nele), administra a casa com zelo, está atento ao que acontece com a sua família e traz leveza para o convívio com os filhos, mesmo depois de um longo dia de trabalho. Não existe medo do futuro, porque ele já proveu à sua família o que é necessário (apoio emocional, ensinamentos, organização, economias, etc.). Ele é forte e honrado.
Quer saber por onde começar? Comece ajudando com a louça, limpe a geladeira e organize suas roupas no armário. Dê um pequeno primeiro passo e vá avançando.
Só você pode escolher
Portanto, você, homem, deve assumir o controle sobre a sua vida e ser diligente em relação ao que foi confiado a você. Se você não assumir suas responsabilidades, outra pessoa na família terá de fazê-lo. Você se torna, assim, um peso para a sociedade. Entretanto você pode mudar esta situação ainda hoje. Qual dos dois caminhos você vai escolher?