“Subamos para Jerusalém”
Você sabe o que significa essa expressão? A apresentadora Josi Boccoli ensina
Ao lermos o Novo Testamento frequentemente nos deparamos com a expressão “subamos para Jerusalém”. Aparentemente parece apenas uma forma de dizer naquela época “vamos para Jerusalém”.
Mas é muito mais que isso. A frase em questão tem um significado profundamente Espiritual. É o que ensina a apresentadora Josi Boccoli, em vídeo postado no canal oficial do Godllywood de Portugal.
Antes, porém, é preciso lembrar que Jerusalém foi a cidade escolhida por Deus para habitar eternamente.
Dito isto, Josi destaca também que Jerusalém está situada ao sul de Israel, portanto não faz sentido dizer “subamos para Jerusalém”. Além disso, a cidade não é um dos pontos mais altos de Israel. Portanto, também não justifica dizer: “subamos”.
Por que essa expressão é usada?
Mas, então por que vemos essa expressão em passagens no Novo Testamento? Em Mateus 20:18, por exemplo, Jesus diz:
“Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. ”
Depois, em Marcos 10:32, está escrito:
“Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos…”
De acordo com Josi Boccoli, essa expressão começou a ser usada quando Deus ordenou a Moisés que construísse um Templo e que habitaria ali no meio deles.
Segundo a apresentadora, a primeira vez que surgiu essa expressão foi no Velho Testamento, no livro de Esdras, quando Ciro, o rei da Pérsia determinou a construção do Templo em Jerusalém:
“Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.” Esdras 1:3
Mas, afinal, por que essa expressão se, geograficamente, Jerusalém não está em uma região alta?
“Porque se lá estava a presença de Deus, isso significaria que se chegasse até Jerusalém a pessoa estaria subindo espiritualmente. Ele (Deus) está no Alto, no nível mais elevado do que nós, e se queremos entrar na presença de Deus temos que subir espiritualmente”, explica.
Subir espiritualmente exige sacrifícios
Ela explica ainda que subir a Jerusalém exigia várias coisas, como por exemplo, uma longa caminhada, uma longa jornada de sacrifício. Eram dias e noites caminhando num sol forte e dormindo no deserto. Além disso eles levavam as ofertas, os dízimos e os sacrifícios que eram preparados por muito tempo. E quando chegavam tinham que se banhar porque ninguém podia entrar no Templo sem antes ter se banhado e se limpado.
Então, ela nos convida a uma reflexão:
“Será que, hoje em dia, quando nós nos apresentamos na presença de Deus ou quando vamos para o nosso Templo, que é a nossa igreja, nós vamos dessa mesma forma? Será que temos a consciência de que entrar na presença de Deus significa subir espiritualmente, e isso exige de nós certos sacrifícios? ”.
Acompanhe a mensagem na íntegra e reflita:
[instagram_post url=”https://www.instagram.com/p/CLrP4fVlfBs/”]