Vem aí: Paulo – o apóstolo
Com estreia em 28 de maio com exclusividade no Univer Vídeo, a superprodução trará lições imperdíveis
Nascido em Tarso, cidade da atual Turquia, Saulo era judeu e também de cidadania romana, tendo crescido em um lar religioso. Ao estudar em Jerusalém se tornou um fariseu (Atos 23.6) e, como um deles, enxergava no cristianismo uma perversão à integridade do judaísmo. Por isso, Saulo “assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”, como especificado em Atos 8.3. A história do homem que de perseguidor se rende à Palavra que outrora quis silenciar será contada na série Paulo, o Apóstolo, que mostrará nas telas a trajetória daquele que por seu feitio religioso manchou suas mãos com o sangue de inocentes, mas depois foi transformado. Ele não só escreveu 13 cartas à Igreja Primitiva (e à atual) como deixou valores espirituais e ensinamentos infalíveis para a Humanidade.
Com estreia prevista para 28 de maio com exclusividade pelo Univer Vídeo, a superprodução inédita com 50 capítulos é protagonizada por Murilo Cezar e escrita por Cristiane Cardoso.
GÊNESE
Para recriar a história, Cristiane conta que o livro de Atos dos Apóstolos foi o início de tudo. “Em seguida, estudamos todas as epístolas de Paulo para entender sua personalidade e sua visão sobre as pessoas e o mundo e só então realizamos pesquisas históricas para contextualizar a trama. Confesso que muitas delas foram feitas durante o processo de escrita para não comprometer a entrega do projeto.”
O QUE ESPERAR
Cristiane assegura que a série reúne todos os elementos que capturam a atenção do público, como “mistério, plot twists, romance, drama, ação e muita reflexão. A vida de Paulo é tão intensa que não há um único capítulo em que não prendamos a respiração”, garante ela, que nos conta que logo nos primeiros capítulos veremos a morte de Estevão (Rafael Dib) e a perseguição feroz que Saulo lidera contra os cristãos.
E, para quem pensa que se trata apenas de uma série bíblica, Cristiane relata que a superprodução mergulha em fatos históricos e eventos marcantes, como a arena com leões, naufrágios, o incêndio de Roma e a trajetória de figuras como Nero (Enzo Ciolini), Agripina (Rosanne Mulholland), Acte (Juliana Xavier) e outros. Além deles, conheceremos outros personagens da História. Confira a seguir.
Pedro
Agora apóstolo e líder da igreja, Pedro (Marcéu Pierrotti) demonstra mais prudência em comparação com o período em que era discípulo de Jesus. No entanto ele apresenta certa resistência aos gentios, o que mostra que seu amadurecimento espiritual ocorreu gradualmente.
Caifás
O sumo sacerdote (Floriano Peixoto) desempenhou um papel crucial na condenação de Jesus e era uma figura hostil e obcecada pela perseguição aos cristãos. Com receio de perder apoio popular, ele se aproveitava do zelo e da inocência de Saulo.
Nero
Será apresentado em um momento anterior à sua ascensão ao trono, o que permitirá uma visão mais profunda de sua personalidade e das motivações de suas ações históricas. Esse personagem, vivido por Enzo Ciolini, promete surpreender muitos telespectadores.
Barnabé
Esse apóstolo (Fino Benicasa) foi o primeiro a acreditar na conversão de Paulo e, posteriormente, se une a ele em sua primeira viagem missionária.
Lídia
Vivida por Priscila Ubba, Lídia, insatisfeita com a ausência de uma sinagoga em sua cidade, Filipos, se reúne com outras mulheres para falar de Deus. Paulo chega e inicia com ela a igreja local.
Priscila e Áquila
Priscila (Dani Moreno) e Áquila (Paulo Gabriel) colaboram com Paulo em sua missão tanto em Éfeso quanto em Roma. Ambos representarão muitas pessoas que, hoje, não sabem como superar traumas passados.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!