Violência contra o idoso aumenta 38% em um ano

Entre janeiro e maio deste ano foram registradas mais de 74 mil denúncias

Imagem de capa - Violência contra o idoso aumenta 38% em um ano

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, só nos primeiros 5 meses do ano houve 74.239 denúncias por violência contra o idoso no Brasil. A média é de 494 casos por dia e ocupa o segundo lugar no ranking das denúncias, ficando atrás apenas de violência contra crianças e adolescentes.

O cenário:

  • Os estados que lideram a lista são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
  • As principais violações são relacionadas à integridade da vítima, direitos sociais, liberdade e igualdade.
  • O levantamento também inclui denúncias feitas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que registrou 275 mil casos no mesmo período.
  • O aumento é de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 53.423 queixas foram feitas.
  • Das denúncias feitas: 60% das vítimas eram mulheres, pessoas de 70 a 74 anos foram a que mais sofreram abusos e as relações entre suspeito e vítima com maiores queixas foram de mães e filhos.
  • Para registrar denúncias sobre temas relacionados, basta enviar mensagem para o número (61) 99611-0100 ou pelo “Disque 100″.

Lembre-se:

No dia 15 de junho celebra-se o Dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa. Criada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a data tem o objetivo de levar consciência mundial, social e política sobre a existência desse problema.

Por isso, é preciso criar mecanismos de proteção para essa parcela da população e redes de prevenção, cuidado e enfrentamento.

Rede de apoio:

Neste cenário caótico o projeto Calebe surge como um apoio físico, social e espiritual para a população idosa. O grupo promove cursos, encontros, passeios e uma série de atividades para quem está na melhor idade.

Então, se você tem acima de 50 anos e deseja participar, procure a Universal mais próxima. Caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão que fica na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás.

Além disso, para mais informações, acesse o Facebook oficial, ligue para (11) 2178-1191 ou envie um e-mail para grupocalebets@gmail.com.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock