Vítimas do ciclone em Madagascar são amparadas pelo Unisocial
“SOS Mananjary” doou 7,7 toneladas de alimentos a famílias afetadas
Na noite de 5 de fevereiro, o ciclone Batsirai atingiu a costa sudeste de Madagascar, deixando pelo menos 120 mortos e mais de 120 mil pessoas afetadas. Para ajudar as vítimas da tragédia, os voluntários do Unisocial de Madagascar realizaram a ação “SOS Mananjary”, que beneficiou 1,2 mil famílias, com a doação de 7,7 toneladas de alimentos.
Mananjary – cidade localizada no sudeste da ilha de Madagascar – foi fortemente atingida pelo ciclone e está em grande parte destruída. Através da ação social, os moradores também receberam a doação de 600 lanternas e 1.200 pilhas.
“Já faz dias que estamos sem luz e água, as nossas casas foram completamente destruídas e fizemos um abrigo com restos de coisas que sobraram. Para comer é muito difícil, às vezes não temos comida, e só quando alguém acha alguma coisa é que compartilhamos uns com os outros”, relata Farah Josephine, de 35 anos.
“Quando soube que o Unisocial estaria aqui, eu cheguei cedo para poder receber essa ajuda que é muito necessária para a minha família e eu conseguirmos nos alimentar por alguns dias”, conclui.
O responsável pela ação, José Ambriz, afirma que encontraram muitas pessoas desabrigadas devido às inundações. “Houve queda de árvores, e habitantes que perderam suas colheitas e gados. A maioria estava há 15 dias sem saber o que fazer para comer, e a situação era tão desesperadora que a população chegou quatro horas antes do horário marcado para a distribuição dos alimentos, com medo de não ter o suficiente para cada um. Felizmente, todos foram ajudados”.
Batsirai foi a segunda tempestade destrutiva que atingiu Madagascar em duas semanas, depois que a tempestade tropical Ana deixou 55 mortos e 130 mil pessoas desalojadas no país. Além disso, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou nesta terça-feira (22) para a chegada iminente ao país do ciclone Emnati.
O Unisocial desenvolve ações com voluntários de todos os grupos da Igreja Universal do Reino de Deus. O programa social proporciona serviços gratuitos e faz doações de cestas básicas a comunidades carentes e vítimas de tragédias.
Em 2021, 442.477 pessoas foram beneficiadas com as ações do grupo no exterior.