Você conhece o seu papel nas eleições municipais?

Eleitores devem se preparar para exercer o voto com responsabilidade e fiscalizar políticos durante todo o mandato

Imagem de capa - Você conhece o seu papel nas eleições municipais?

As eleições municipais estão marcadas para outubro deste ano, apesar da pandemia em curso em todo o mundo. No dia 22 de março, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sugeriu que o Congresso Nacional deveria adiar o pleito para conter o avanço do novo coronavírus no País, durante videoconferência para prefeitos de capitais. Segundo reportagem do portal de notícias UOL, o Congresso ainda está dividido quanto a apoiar ou não a mudança de data.

Apesar do cenário instável provocado pelo coronavírus, uma coisa é certa: o papel do eleitor é fundamental em todas as situações. Por isso, enquanto nossos representantes decidem sobre o futuro das eleições 2020, cabe a cada cidadão exercitar a sua função como eleitor.

A importância do voto
O cientista político e professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp) Bruno Silva destaca que o eleitor tem uma responsabilidade muito grande em relação a seu voto. “Talvez este contexto de crise que estamos passando agora seja um indicativo muito forte da centralidade e da importância da política na vida de todos. Precisamos entender que o voto não tem só consequência do ponto de vista das ideias que serão levadas adiante, mas tem impacto decisivo na qualidade das políticas que serão adotadas diante de situações mais dramáticas e difíceis”, avalia.

Ele lembra que a função do eleitor não termina quando os representantes são escolhidos. Antes, durante e após o pleito, cada cidadão deve estar preparado para fiscalizar e acompanhar as ações dos políticos que estão no poder. “A democracia não se encerra no voto. Ao votar em determinado político, a pessoa deve ter a responsabilidade de acompanhar e cobrar esse representante, pois, se ele não for fiscalizado, a possibilidade de ele não cumprir as promessas de campanha é elevadíssima”, explica.

Fique de olho
Bruno Silva acrescenta que a população pode usar o período que antecede as eleições para compreender melhor as funções de vereadores e prefeitos. Assim, é possível cobrar de cada um deles as ações esperadas para esses cargos. “As pessoas têm a cultura de olhar para o Legislativo como a casa na qual os representantes devem fazer favores, cuidar da assistência. Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, que deve cumprir a função de fiscalizar o Poder Executivo.”

O especialista esclarece que os vereadores também precisam entender de orçamento e alocação de recursos. “Não é novidade que os municípios brasileiros estão sufocados do ponto de vista econômico. Por isso, os representantes do Legislativo devem ter criatividade e boas iniciativas”, completa.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Arte: Edi Edson