Você conhece o verdadeiro significado do casamento?

Como instituição sagrada concebida por Deus, ele deve ser celebrado de forma espiritual, com reverência e seriedade

Imagem de capa - Você conhece o verdadeiro significado do casamento?

Atualmente, a família, que é constituída com o casamento, tem sido banalizada pela sociedade. Hoje muitas pessoas não consideram que a bênção matrimonial seja necessária e outras pulam etapas no relacionamento e deixam essa cerimônia tão relevante para depois.

A união de duas pessoas diante de Deus é muito significativa. Apesar disso, muitas cerimônias ignoram os focos principais da celebração, que são a espiritualidade e a reverência ao Abençoador. É Ele que ajudará o casal a enfrentar os desafios da vida a dois.

Jullyanne Melo, responsável pelo setor de casamento da Universal no Brasil, explica que hoje existe um grande mercado de casamentos que busca obter cada vez mais lucros e prioriza apenas o que cada casal pode adquirir. “Somado a isso, existe um marketing agressivo que cria supostas ‘necessidades’ a serem supridas pelos clientes, o que torna esse momento irrelevante e totalmente distante do foco principal, que é a condução do casal até o Altar para receber a bênção de Deus”, afirma.

Jullyanne acrescenta que quando a espiritualidade e a reverência necessárias à união não existem, muitos casais se perdem em brincadeiras, apelos emotivos e exibição de status. Ao agirem dessa forma, eles ignoram o caráter sagrado do casamento. Alguns pessoas, inclusive, querem se casar para preencher uma carência ou para sair da casa dos pais, o que gera inconsistências para o relacionamento, pois ele se torna apenas um evento para que outros vejam. “A partir do momento que Deus não é colocado como o primeiro nesta área da vida e em qualquer outra, não há como contar com Sua proteção. Nos períodos de crises e dificuldades, será preciso contar com o que é prioridade no relacionamento. Se essa prioridade não estiver nEle, nada mais poderá salvar a relação”, salienta.

Diante de tantas distrações e até “exigências” da sociedade, diversos casais esperam muito tempo para realizar a união, seja por falta de recursos financeiros, seja pelo desejo de fazer uma festa ou ter uma lua de mel luxuosas. Entretanto o mais importante para um casamento é fácil de acessar e pode ser obtido por meio da Palavra de Deus e da reverência a Ele.

O Bispo Marcio Carotti destaca que os noivos precisam entender que o foco é a vida dos dois e, por isso, devem observar como a cerimônia será conduzida. “Não estamos desmerecendo nada nem ninguém, mas já vimos festas que ganharam mais destaque do que o próprio casamento e, no final, a união nem deu certo, infelizmente. Outro exemplo é a preocupação de possuir bens. É importante planejar antes, mas não é necessário ter todos os bens para se casar, até porque, juntos, o casal vai construir e conquistar também”, avalia.

Faça de Deus a prioridade
Deus é o Criador do casamento e, por isso, é extremamente importante que o casal tenha o Autor do Amor ao seu lado para garantir o sucesso e a boa condução da vida a dois. Dessa forma, o alvo da cerimônia de casamento precisa ser espiritual e sem distrações.

Os noivos devem estar focados em empenhar a palavra um para o outro diante de Deus e de todos os presentes. Jullyanne dá mais um conselho aos casais: “sejam inteligentes e, antes de se dedicarem aos detalhes desse dia especial, pensem no que de fato vai agradar a Deus. O simples acaba sendo o caminho mais certo, pois, em uma cerimônia em que o convidado de honra é o Senhor Jesus, não devemos nos preocupar com outras distrações. O foco deve estar apenas nas palavras que sairão do Altar e nas palavras que os noivos irão empenhar diante dEle. Colocando Deus como primeiro desde o início, não tem como um casamento dar errado”, diz.

E depois da cerimônia?
Colocar o foco na vida espiritual já no início da união traz benefícios ao casal. Entretanto, os cônjuges não devem permitir que essa santidade e a consagração do relacionamento a Deus fiquem restritas ao dia da celebração religiosa.

Os cuidados com o casamento precisam ser mantidos diariamente, por meio do cumprimento dos votos feitos diante de Deus e da pessoa amada. Além disso, o homem e a mulher devem buscar sempre a direção do Autor do Amor. “Cerimônias e comemorações trazem alegria, mas não refletem a realidade ao longo dos meses e anos. É certo que virão contratempos e manter a espiritualidade faz toda a diferença nesses momentos. O casal deve sempre basear e comparar seu relacionamento com a Palavra de Deus”, finaliza Bispo Marcio.

Os casais que desejam cuidar bem do relacionamento podem participar das reuniões da Terapia do Amor, que ocorrem às quintas-feiras, em diversos horários, nos templos da Universal em todo o Brasil. As palestras também estão disponíveis na plataforma de streaming Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Demetrio Koch