Você controla os seus hormônios?
Veja se não está só culpando os outros por seus erros
A história sempre se repete: os homens têm dificuldades em reconhecer seus erros. As justificativas para isso não são poucas. Alguns apontam a criação que tiveram, ou seja, dizem que é a conduta que foi passada pelo seu pai que perpetua a atitude de continuarem errando sem assumir a responsabilidade de suas falhas. Outros, inconscientemente, culpam a parceira ou as pessoas à sua volta pelos erros, pois não têm a capacidade de enxergar o quanto estão equivocados. E há também aqueles que agem como sonsos.
Para tentar entender essa questão, um estudo realizado há três anos apontou que os homens tendem a reconhecer menos os erros por causa do hormônio testosterona. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, pela Wharton School e pelo ZRT Laboratory (todos dos Estados Unidos), além da Western University (do Canadá), analisou 243 homens. Uma parte deles ingeriu uma dose de testosterona em gel e a outra recebeu um placebo antes de fazer testes matemáticos e cognitivos.
Os resultados de ambos os testes mostraram que o grupo que recebeu a testosterona acertou 20% menos das questões em relação àqueles que aplicaram placebo. Além disso, o grupo que recebeu o hormônio deu respostas erradas mais rapidamente do que os outros. A conclusão é que o maior número de respostas erradas, dadas de forma mais rápida, foram potencializadas pela testosterona. O hormônio estaria conectado a uma maior confiança em instinto e menor reflexão sobre as ações masculinas. Por isso, quando algum homem fala “não fui eu, foi minha testosterona” estaria dando uma desculpa plausível para negar um erro ou um ato impulsivo.
Pode ser também que, com base nessa informação, muitos deles queiram, a partir de agora, usá-la como desculpa perfeita para justificar seus erros, mas não vai colar. Por mais que os hormônios influenciem o bem-estar e até a maneira como se toma decisões, a verdade é que muitos homens querem ser vistos como vítimas para se eximir de suas responsabilidades.
Vários deles podem até querer justificar que foram provocados ao tomar determinada decisão e que agiram sem pensar. Quem já não ouviu a frase “eu não tenho culpa porque estava estressado”? Frequentemente utilizada pelos homens, ela só reflete a falta de uso da inteligência ao tomar qualquer atitude, seja ela com a esposa e com os filhos, seja com os colegas de trabalho. Por isso, não adianta jogar a culpa nos outros.
Já passou do tempo de você assumir suas responsabilidades. O homem é um ser capaz de pensar e de dominar o seu comportamento. Por isso, não dá para usar os hormônios como motivo para que você discuta com a esposa, brigue no trânsito, compre de forma errada determinado equipamento para sua empresa, fique impaciente ou responda inadequadamente a uma provocação.