Você dá mais atenção aos problemas ou às lições de Deus?
Nossa atitude diante das tormentas define nosso destino e nos torna mais fortes para superar qualquer desafio
Em meio às dificuldades da vida, há uma escolha que define quão positiva será nossa caminhada: o que guardar em nosso coração. Devemos levar em conta os problemas ou os mandamentos de Deus? Quantas vezes nos vemos cercadas por desafios que parecem insuperáveis? Nessas situações, sentimos a solidão e o desespero sobrassaírem. Muitas vezes, guardamos essas dores por anos a fio e elas se refletem em nossos rostos cansados e nos tornamos desapontados.
Entretanto as Palavras de Jesus ecoam em meio ao caos: “Se Me amais, guardai os Meus mandamentos” (João 14.15). A quem amamos de fato?
Será que nosso amor está depositado nos problemas que nos afetam e nas tristezas que nos consomem? Quando amamos nossas adversidades mais do que a Deus, perdemos o verdadeiro sentido da fé.
Mesmo cientes de nossa propensão à traição, Deus jamais desiste de nós. Ele permanece fiel até quando somos infiéis. Basta que Lhe concedamos uma chance, que O busquemos em meio ao caos e Ele estará lá, pronto para nos acolher em Seus braços amorosos. Nesse sentido, a colunista Viviane Freitas fez um alerta em seu blog: “você ama a quem? Você ama o problema? Porque, quando você ama o problema, quando ama tudo aquilo que tem gerado tristeza, então, você não ama a Deus. Sabe por quê? Deus é Aquele que mais sofre neste mundo, porque Ele ama e não é amado. Mas nem por isso Ele desiste de nós ou nos olha com maus olhos. Se você der uma oportunidade a Deus, Ele atende (mesmo sabendo que a pessoa vai traí-Lo). Ele sabe de tudo e, mesmo assim, Ele faz o que é certo. Ele faz o bem. Ele cuida quando você clama algo para Ele, quando você O busca”, escreveu.
Quando guardamos os mandamentos de Jesus, Ele intercede por nós junto ao Pai, envia o Espírito Santo para nos consolar e fortalecer em meio às dificuldades, como Ele assegura na passagem bíblica descrita em João 14.16: “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador…”.
Refletindo sobre o que significa “guardar os mandamentos”, percebemos que se trata de uma escolha diária. Em meio às barreiras do caminho, onde está a nossa mente e o nosso coração? Uma coisa é certa: se nos concentramos nos problemas, na amargura e no sofrimento, perdemos de vista a luz que guia nosso caminho. Por outro lado, se buscamos na Palavra de Deus o conforto e a orientação de que tanto precisamos, encontramos a esperança que nos sustenta e nos fortalece diante de qualquer situação.