Você é realmente quem mostra ser?

A hipocrisia é como uma máscara que esconde a real identidade de quem a usa

Imagem de capa - Você é realmente  quem  mostra ser?

Ser hipócrita é fingir ter qualidades, ideias, sentimentos ou atitudes que, na verdade, não tem. No passado, a palavra hipocrisia, originária do grego hypokrisía, era usada para definir atores de teatro que tinham habilidade de reproduzir falas, gestos e comportamentos de outra pessoa. Eles atuavam com máscaras de acordo com o papel que retratavam. Por isso, até os dias atuais, dizemos que quem oculta quem é “usa máscaras”.

A hipocrisia é mais comum do que se imagina e está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no meio cristão. A apresentadora e palestrante Cristiane Cardoso enfatiza que o próprio Senhor Jesus teve de lidar com a hipocrisia e não ignorou os hipócritas. Ao contrário, falava com eles mesmo sabendo que não O ouviam.
“Jesus foi várias vezes no Templo falar com os fariseus, os saduceus (religiosos) hipócritas. Ele falou com firmeza e disse ‘ai de vocês’. Ele os alertou muitas vezes, mas o que adiantou? Nada. Foram estes que O crucificaram, foram estes que O levaram para a cruz”, disse Cristiane.

Ela explica por que o hipócrita não reconhece suas atitudes: “o hipócrita normalmente não se enxerga como hipócrita e, por isso, é muito difícil ajudar uma pessoa nessa condição. Tentamos alertá-la, assim como Jesus, que em várias mensagens fala com os hipócritas especificamente”, diz.

Em várias passagens bíblicas em que Jesus se dirige diretamente a esse tipo de pessoa, Ele usa a frase “ai de vós” como, por exemplo, no Evangelho de Mateus, capítulo 23, versículos 27 e 28: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”.

Mulheres hipócritas
Cristiane exemplifica condutas hipócritas de mulheres que adotam um comportamento diante de determinadas pessoas e que não teriam frente a outras e das que se agarram a títulos para se autoafirmar.

“Por exemplo, em casa, com o marido, ela é uma megera, mas na Igreja, com os bispos, obreiras e outras pessoas, é boazinha, ou seja, é hipócrita. Assim como os fariseus hipócritas, elas dão muito valor a títulos, não porque não querem perder o privilégio de servir a Jesus, mas porque não querem perder o título que lhes dá o respeito. Então, fazem de tudo para segurar aquele título, hipócritas!”, reforça.

Ela ainda afirma que quando a mulher quer ser alguém que não é tem necessidade de se autoafirmar o tempo todo. Um exemplo é aquela mulher que não é nascida de Deus ou que não é batizada com o Espírito Santo e que é mais ativa na Igreja do que aquela que já é batizada, mas que age assim apenas para mostrar que O tem, sendo que não é uma verdade. Ela costuma trabalhar mais na Igreja, estar sempre ativa na Obra de Deus e nunca diz “não” a alguém somente pela necessidade de provar ser alguém que de fato não é.

“Ela compensa com as Obras. O hipócrita é assim: ele faz para apagar, esconder aquilo que não é. Então, quanto mais Obras você faz, mais as pessoas se iludem, pensando que você é. Só que você só está fazendo e não mostrando quem é. Uma coisa é você fazer; outra coisa é você ser. Então, quando a pessoa não é, tem que fazer muito para compensar isso”, justifica Cristiane.
.
Como ajudar o hipócrita?
A palestrante ressalta que somente é possível ajudar uma pessoa hipócrita se ela reconhecer que costuma ter essa atitude. Ela orienta as mulheres, considerando o alerta que Jesus deu aos hipócritas do passado: “se você enxerga que tem sido hipócrita, é porque nesse momento está sendo sincera. E, se você usar sua sinceridade e falar a verdade, aí sim, você vai se consertar diante de Deus, para que você não tenha mais um ‘ai’. Mas enquanto você ficar nessa situação de fingir ser uma pessoa que não é, me desculpe, mas o que tem para você agora e lá na frente é um ‘ai!’”,
finaliza Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Fotolia