Você está pensando em desistir da sua vida profissional?

Compreenda por que ter perseverança é fundamental para alcançar o sucesso

Imagem de capa - Você está pensando em desistir da sua vida profissional?

Como você reage em períodos de crise e de dificuldades financeiras? Arregaça as mangas e enfrenta os problemas, mesmo que pareçam impossíveis de serem solucionados, ou se rende e se conforma com a situação de derrota?

É fato que os acontecimentos atuais fazem com que muitas pessoas abandonem seus projetos: estudantes ficam desanimados com as perspectivas quanto à carreira escolhida, empresários pensam em abandonar o que conquistaram com dedicação e trabalhadores temem pelo futuro de suas profissões.

Contudo existe um atributo indispensável para quem almeja vencer na vida financeira e profissional: a perseverança. De acordo com o dicionário, o termo significa qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades, ou seja, perseverar é conquistar os objetivos mantendo-se firme e fiel às suas ideias e aos seus propósitos.

Seja lá quais forem seus ideais, é certo que eles não serão conquistados de “mão beijada” e que você enfrentará desafios para alcançá-los e mantê-los. Mas é preciso entender que somente quem persevera conquista, como exemplifica a passagem bíblica em Hebreus 10.36: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”

Isso vale para todas as áreas da sua vida, pois a promessa de Deus não se limita às conquistas materiais e terrenas, mas engloba também a Salvação da alma, que é a maior riqueza que alguém pode alcançar. Ela, sobretudo, exige perseverança, como afirmou o Senhor Jesus ao dizer: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24.13).

Duvidando das dúvidas
Quando a pessoa persevera mostra a confiança que deposita em Deus. Em outras palavras, mesmo que seus olhos físicos vejam as dificuldades momentâneas, a Fé enxerga a vitória que está determinada para o futuro. Essa certeza gera a perseverança, enquanto a dúvida leva ao fracasso.

Em seu blog, o Bispo Edir Macedo escreveu que a dúvida e o medo trabalham contra a voz da Fé e da coragem e que, por isso, é preciso duvidar desses sentimentos. “Duvidar da dúvida é duvidar da força do mal. Quando o mal diz: ‘cuidado, isso pode dar errado porque não deu certo com o fulano’, a resposta imediata deve ser: ‘se Deus é comigo, quero ver com meus próprios olhos que Ele é comigo.’ Então, vá fundo, sem medo. Essa batalha com a dúvida é travada no íntimo e é justamente aí que se define a vitória”, afirmou.

Ele contrariou as expectativas e venceu
O empresário Matias Barbosa de Oliveira, (foto abaixo) de 45 anos, hoje se destaca no segmento de trituradores, mas enfrentou muitas dificuldades no passado.

Na infância, quando morava na região Nordeste, ele passou muitas privações. Matias trabalhava na roça para ajudar o pai e só conseguiu estudar até a terceira série do ensino fundamental. Aos 17 anos, se mudou para São Paulo em busca de emprego e de uma vida melhor.

“Em São Paulo, trabalhei em restaurante e em uma empresa de cosméticos, quando aprendi manutenção e descobri que tinha habilidade de desenvolver maquinários”, conta.

No final dos anos 1990, Matias recorda que participou pela primeira vez de uma reunião na Universal. Ele começou a obedecer ao que lhe era ensinado e então passou a receber de Deus a direção para montar sua própria empresa. Nos anos 2000, com a criação de uma máquina trituradora de alho, ele começou seu negócio.

Ao longo do tempo, seu negócio foi crescendo, mas ele diz que não foi fácil. Matias enfrentou períodos de crise, dívidas que pareciam impagáveis, pessoas que duvidavam de seu potencial e outros problemas que o fizeram pensar em desistir. Ele revela o que fez sua maneira de pensar mudar: “eu fiz um pacto com Deus de não me preocupar mais com os problemas e entreguei tudo nas mãos dEle, como medo, inseguranças, dúvidas. Pedi para que Deus fosse meu sócio e firmei uma aliança de fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Desde então persevero e não penso mais em desistir. Eu honro a Deus e Ele me honra de volta.”

Matias já soma 20 anos de produção de trituradores para vários alimentos. Nas reuniões da Nação dos 318, realizadas às segundas-feiras na Universal, ele recebe motivação para continuar perseverando.

Hoje, ele desfruta de uma vida confortável com sua família, com a casa que sonhou e carros para passeio e para trabalho, mas garante que seu maior bem é sua comunhão com Deus.

Ele faz um desafio para quem está passando por dificuldades: “você, que está falido, quebrado ou pensando em desistir, faça um pacto com Deus, O inclua em seus negócios e veja sua vida ser transformada”.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Getty Images e cedida