Você estaria apto para atirar a primeira pedra?

Se você é um crítico, aprenda com o exemplo de Bateseba

Imagem de capa - Você estaria apto para atirar a primeira pedra?

Você já deve ter ouvido a expressão “aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra”. Essa foi apenas uma das muitas formas que o Senhor Jesus encontrou para nos ensinar que jamais devemos julgar ou condenar alguém pelos seus desvios (João 8.7). No entanto, muitos possuem o dom de reportar as falhas de seu próximo sem levar em consideração as suas próprias.

Desde os mais simples e humanos até aqueles mais obscuros, não importa, sempre existirão pessoas dispostas a expor o seu erro. Porém, em Reis – A Consequência, Bateseba decide fazer diferente do que sofreu, ao buscar entender os deslizes de Salomão e Naamá em vez de julgá-los.

A autora Cristiane Cardoso comenta sobre a sequência sincera e admirável de atitudes da rainha e a defende: “Muitos que a criticam por não falar para o rei do erro do filho deveriam ser sinceros, e lembrar das vezes que omitiram erros alheios também”.

Entenda:

A emissão de opiniões sobre algo ou alguém faz parte da natureza humana como ser pensante. E é por isso que muitos se veem no direito de definir e conduzir as suas críticas ao seu próximo. Mas o Justo Juiz nos exorta:

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7.1-2)

Por isso, se faz necessário a constante vigilância em relação aos nossos pensamentos, palavras e considerações sobre aqueles que estão ao nosso redor, para que o juízo do Senhor não pese sobre nós e tenhamos a oportunidade de usufruir de Sua misericórdia:

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5.7)

Seja sábio:

Não use de sua capacidade de raciocínio para condenar o erro de outros, afinal, você também tem os seus. Alinhe os seus pensamentos aos de Deus, e faça desta habilidade uma ferramenta para avaliar aquilo que é reto diante do Altíssimo.

“A única maneira de julgar segundo a reta justiça é julgar de acordo com a Palavra de Deus. O Senhor Jesus não estava autorizando acusações pessoais, e sim nos orientando a analisar tudo de acordo com a Sua Palavra. Julgar atitudes, e não pessoas. Avaliar situações; avaliar as nossas reações para fazer as escolhas corretas”, explica o Bispo Edir Macedo em seu livro “O Pão Nosso para 365 dias”.

Aprenda mais, acompanhe os últimos acontecimentos de Reis- A Consequência, de segunda a sexta, às 21h, na Record Tv ou pelo Univer Vídeo.

Não perca:

Vem aí A Sucessão, 9ª temporada de Reis! Assista ao trailer:

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV e DIVULGAÇÃO/SERIELLA PRODUCTIONS