Você já ouviu falar dos “nem-nem”?

Pense a respeito dessa mensagem e entenda algo importante para a vida

O termo “nem-nem” se refere a um grupo de jovens que “nem trabalham, nem estudam”. Segundo a consultoria IDados, no Brasil, há cerca de 12 milhões de pessoas nesta situação. O problema é que isso causa um impacto econômico e social extremamente grande (além de afetar a própria trajetória de vida desse tipo de jovem).

Por que isso é importante:

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 7 de junho, o Bispo Renato Cardoso observou que esse grupo de jovens fica na total dependência dos pais e da sociedade. Então, ele relacionou este quadro com a condição espiritual das pessoas também.

Na Bíblia, está escrito: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Tiago 2:17

  • “Fé é o que você faz. Fé não é o que você sabe a respeito de Deus, não é o que você sente, não é a sua afiliação religiosa, não é o seu histórico religioso. Nada disso. Fé, em relação a Deus, é o que você faz com aquilo que Ele diz”, observou o Bispo Renato.
  • Ele acrescentou que nas gerações anteriores, os filhos eram criados para trabalhar, em vez de só estudar. Os pais colocavam os filhos para trabalhar cedo. “Ali, eu aprendi responsabilidade, pontualidade, habilidades (fazer coisas, construir coisas, ver o fruto do meu trabalho), o valor das coisas (não só o preço)”, avaliou o Bispo. “Isso me ajudou a formar a pessoa que eu sou. Porque eu estava agindo, produzindo, eu estava fazendo algo. E o que você faz é o que faz você. O grande problema de muitos jovens é que eles são ensinados a apenas estudar”.
  • Assim, o Bispo apontou que o estudo tem a sua importância. Mas muitas pessoas têm diplomas e não sabem produzir valor. É por isso que, hoje em dia, as empresas estão valorizando candidatos que tenham experiência na área ou considerando o histórico de atividades, em vez de considerar o diploma.

Conclusão:

  • “Assim como no mundo real o que você faz é o que conta (e não o que você sabe), assim também é a fé”, enfatizou o Bispo Renato. “Não adianta você dizer que tem fé, estuda a liturgia, investe nos conhecimentos e você não está colocando em prática aquilo que você sabe”.

Portanto, se você sabe que tem de perdoar alguém, por exemplo, não adianta apenas saber. Você precisa colocar em prática o perdão.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock