Você passa muito mais tempo diante das telas?

Recursos de sites e redes sociais, como o uso de autoplay e rolagem infinita, podem prejudicar a saúde mental do indivíduo

Imagem de capa - Você passa muito mais tempo diante das telas?

Estudo conduzido pelo Instituto Delete, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontou que sete em cada dez pessoas apresentam uso abusivo de telas. Além disso, o mais alarmante é que três em cada dez indivíduos apresentam uso abusivo patológico dependente.

O que chama atenção e preocupa não apenas a sociedade como um todo, mas também os especialistas da saúde mental, é que alguns recursos de sites e redes sociais, como autoplay e rolagem infinita, sejam mecanismos que causem dependência e, até mesmo, gerem quadros de ansiedade e depressão.

O que são ‘autoplay‘ e ‘rolagem infinita’:

  • O autoplay é a reprodução automática de vídeos. O recurso utilizado em alguns sites e redes sociais funciona sem que o indivíduo tenha clicado no play e acontece após alguns acionamentos, por exemplo, o carregamento de página. Os vídeos rodam em timelines (‘linhas do tempo’) infinitas e, geralmente, levam a pessoa a passar muito mais tempo na tela.
  • A rolagem infinita é um mecanismo no qual o indivíduo começa a navegação na parte de cima da página e continua rolando os conteúdos de forma ilimitada, sem a necessidade de clicar em algum botão para carregar mais. Em 2021, o CEO da Apple, Tim Cook, chegou a comentar que estava realmente preocupado com a “rolagem sem fim e sem sentido”.
  • Antes disso, em 2018, o próprio criador do mecanismo da rolagem infinita nas mídias sociais, Aza Raskin, disse que lamentava o que a sua invenção fazia para a sociedade. O objetivo era facilitar e criar uma “experiência mais perfeita possível para os usuários”, mas, infelizmente, acabou mantendo-os conectados online pelo maior tempo possível.

Como saber se estamos “perdendo tempo”:

A questão não se restringe apenas ao tempo em quantidade, mas também à qualidade do tempo que gastamos nas redes sociais e outros sites, muitas vezes, em detrimento aos nossos relacionamentos familiares, profissionais e pessoais.

  • Por isso, é importante ficar atento a sinais como: o excesso de tempo dedicado ao uso da internet; a motivação e a importância destinadas à necessidade de se conectar e usar dispositivos; o nível de controle sobre o uso de tecnologia; e como se dá esse uso, por exemplo, se como uma tentativa de esquecer problemas pessoais, buscando ali como um meio melhor ou mais seguro.

Dedique-se ao que realmente importa:

No próximo dia 25 de junho, a Universal dará início ao “Jejum de Daniel”. Este é um período para nos dedicarmos ao que realmente importa, nos pouparmos de coisas que nos distraem e para termos mais comunhão com Deus.

Durante os 21 dias do propósito, se abstenha de entretenimento, notícias seculares ou qualquer tipo de conteúdo que seja prazeroso à carne. E, por sua vez, leia mais a Bíblia e busque conteúdos cristãos que possam alimentar a fé.

Clique aqui para saber como participar e compreenda a importância deste propósito especial. Os encontros ocorrem no Templo de Salomão (às 7h, 9h30 ou 18h) ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock