Você pode construir uma ponte ou uma cerca
Medite nesta mensagem do Bispo Renato Cardoso
Havia dois irmãos, que eram vizinhos. E cada um morava em sua própria fazenda, as quais eram separadas por um riacho. Certo dia, eles discutiram e cada um foi para o seu canto desejando nunca mais ver o rosto do outro.
Passado algum tempo, um carpinteiro pediu serviço para um dos irmãos. O homem irritado disse que ele poderia construir uma cerca bem alta no riacho, separando os dois terrenos.
Após deixar essas orientações, o fazendeiro foi viajar. Quando retornou, no lugar da cerca encontrou uma ponte. Sem entender o que estava acontecendo, o homem foi conduzido pelo carpinteiro até o outro lado. Para sua surpresa, seu irmão o aguardava. Eles se encontraram no meio da ponte, reconciliaram-se e fizeram as pazes.
“É uma história que ilustra os dois tipos de atitudes que nós podemos ter diante das pessoas que nos machucam, que nos magoam. Nós podemos erguer cercas altas, podemos investir nossos recursos para nunca mais olharmos para essas pessoas e nos mantermos bem longe delas, mas nós podemos também fazer pontes, em vez de cercas. Nós podemos estender a mão para quem nos feriu e procurar virar a página”, aconselhou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé”, do dia 11 de fevereiro.
Por que você precisa perdoar?
O Bispo acrescentou que esta atitude é importante porque a mágoa é um “câncer” que consome a pessoa. Além disso, pela perspectiva cristã, por mais que alguém tenha feito algum mal para nós, esse mal não é maior do que o nosso pecado contra Deus.
Certa vez, o Senhor Jesus, por meio da Parábola do Credor Incompassivo (Mateus 18:21-35), ensinou que Deus nos perdoou de uma dívida impagável. Sendo assim, quando não perdoamos alguém estamos sendo injustos com essa pessoa, porque nós, mesmo sem merecermos, tivemos a nossa dívida perdoada pelo Pai.
“A sentença dessa dívida é o inferno, é a perdição eterna. É uma morte no sentido de separação eterna de Deus, esse é o salário do pecado. Mas Deus nos perdoou, diante de sincera busca de mudança da nossa parte. Ele lançou os nossos pecados no mar do esquecimento. Ele nos perdoou uma dívida impagável”, explicou o Bispo.
Talvez, você tenha uma listinha com os nomes de pessoas que lhe fizeram mal e o seu coração tem ficado pesado a cada novo nome acrescentado. Mas, lembre-se de que esse sentimento só está lhe prejudicando. Ninguém é justo aos olhos de Deus, todos nós erramos contra Ele. Portanto, você e essa pessoa que lhe feriu estão no mesmo barco.
Se você precisa de ajuda para perdoar alguém, receba agora mesmo um atendimento por meio do Pastor Online.