Você pode escolher (não fique preso!)
No Salmo 119.30, Davi diz: “Escolhi o caminho da verdade, propus-me seguir os teus juízos”. Aqui Davi está falando tanto de si mesmo quanto sobre nós. Muitas pessoas pensam: “eu não dei sorte na vida porque nasci em uma família desestruturada, não tive pai, não tive mãe ou não tive oportunidade de ir a uma boa escola. Nasci em uma parte pobre da cidade ou do país”. Elas relatam suas circunstâncias como se elas determinassem sua condição atual, mas esquecem que ninguém está preso às suas referências.
Mesmo que você diga: “eu tive um péssimo exemplo de pai, de mãe e de casamento”, você não está preso a um mau exemplo, tampouco está preso ao passado. Mesmo se o seu passado foi triste e cheio de circunstâncias adversas, ele não precisa aprisionar você. Pelo contrário, ele pode se tornar um combustível para que você vença.
Por que gostamos de conhecer histórias de superação? Porque elas inspiram. Seja em filmes, seja nos livros, quando alguém supera dificuldades imensas, nos sentimos felizes só de assistirmos. Imagine a pessoa que viveu essa história e venceu! Todos nós admiramos histórias de superação exatamente pela atitude da pessoa que usou seu passado difícil como combustível para alcançar a vitória.
Isso quer dizer que, se não fosse o passado difícil daquela pessoa, ela não teria uma história de superação. Da mesma forma, você não está preso ao seu passado. Depende de como você lida com ele. Você pode carregá-lo como um fardo ou usá-lo como uma força para vencer. Alguns se recusam a ser definidos pelas suas dificuldades e, em vez de aceitarem uma identidade limitante, escolhem superar.
Estudos mostram que somos o resultado da média das pessoas com quem convivemos. Se você se associa a pessoas negativas, acabará copiando seus comportamentos. Mas, você não está preso a celebridades, à moda ou a qualquer coisa neste mundo, exceto às suas próprias escolhas. Essas, sim, têm o poder de prender você e determinam seu futuro. Hoje é um novo dia. O que você vai fazer? Pode continuar o padrão de ontem ou decidir mudar. Basta que você queira. Davi escolheu o caminho da verdade e você?
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!