Você precisa arrumar a sua vida

Vamos mirar em objetivos mais altos?

Imagem de capa - Você precisa arrumar a sua vida

Já estamos chegando na metade do ano e você continua com os mesmos problemas que se arrastam há um bom tempo? Pense por um instante: até quando você vai ficar apagando incêndios?

Saiba que o primeiro passo para se desenvolver é arrumar a sua vida. Por isso, o tema central do Projeto IntelliMen para este ano é Arrume-se. O objetivo é que você avalie diversas áreas da sua vida e comece a se organizar. Enquanto você não tomar a atitude de resolver os problemas, tudo se manterá do jeito que está, porque eles não se resolverão por si mesmos. Entenda o seguinte: você precisa mudar sua mentalidade perante a vida. Perceba que a maneira que você tem feito as coisas não o está ajudando muito.

Mãos à massa?
Se você leu este texto até aqui é porque você está disposto a mudar. Parabéns! Muitos desistem no meio do caminho.

Então, vamos lá!

O primeiro passo é você separar as áreas da sua vida (relacionamento com Deus, financeira, familiar, comportamental, saúde, etc.) para avaliar a situação de cada uma delas.

Talvez a sua ansiedade para alcançar resultados faça com que você se preocupe em resolver as coisas grandes primeiro, mas comece pelos problemas pequenos. Vá até seu quarto e organize tudo (até as gavetas). Arrume a sua geladeira. Uma casa desorganizada pode ser reflexo da bagunça que você tem vivido. Além disso, ninguém consegue se encontrar no meio da desordem. O que você não controla, você não administra. Coloque no papel ou em uma planilha aquelas contas que você obrigatoriamente paga todos os meses. Crie o hábito de ler a Bíblia e de falar com Deus todos os dias pela manhã. Procure ter um sono de qualidade e boa alimentação. Não passe a perna nos outros. Você tem respeitado sua esposa, seus pais e seus filhos?

Essas pequenas atividades vão lhe ajudar a enxergar resultados mais rapidamente, o que pode motivá-lo a mudar ainda mais. Os objetivos de longo prazo geralmente nos desanimam. Você precisa ter em mente o seguinte: o que eu estou fazendo hoje me aproxima da meta que estabeleci? Todos os dias pela manhã se faça esta pergunta. Com o passar do tempo, você se tornará uma pessoa diligente, que é alguém que zela por cumprir seus afazeres, que tem cuidado com a casa, a família, os recursos, as outras pessoas e, acima de tudo, com Deus. Ou seja, é alguém que administra o lar e contribui com a sociedade.

Por fim, passada essa primeira fase, comece a pensar como ter uma vida mais sólida. Seja amável com as pessoas, alguém que entrega valor para a vida dos outros e com quem vale a pena conviver. Na área financeira, pare de tentar apenas sobreviver correndo atrás de dinheiro e comece a lutar pelo seu propósito. Dentro de você há algo que tem valor, que você pode entregar para a sociedade, que vai ajudar as pessoas e elas poderão estar dispostas a lhe pagar por isso. Sirva a sociedade. E, por último, você tem que fazer as pazes com o sacrifício. Fazer só o que você gosta não vai levá-lo muito longe.

Agora, você precisa colocar tudo isso em prática.

Vamos começar?

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: LaylaBird/getty images, PeopleImages/ getty images, puhimec/ getty images