Você reconhece o pecador que há em seu interior?

Esse foi o assunto abordado durante o encontro mensal destinado aos obreiros

Imagem de capa - Você reconhece o pecador que há em seu interior?

No dia 5 de outubro ocorreu a reunião mensal destinada aos obreiros, colaboradores e CPOs (voluntários que estão no curso preparatório para obreiros). Desta vez, o encontro foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, diretamente do Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão simultânea para todo o Brasil. A reunião foi realizada depois de quase um mês em que todos os voluntários viveram o propósito Eu sou o que sou, durante o qual foram convocados a fazer um autoexame sobre sua condição espiritual e sua sinceridade a respeito de quem realmente são diante de Deus.

Para coroar o encerramento do propósito, o Bispo Renato esclareceu como a pessoa que deseja ser usada por Deus para salvar outras vidas precisa se enxergar. Para isso, ele usou uma das passagens bíblicas mais conhecidas: a pesca maravilhosa (Lucas 5).
Ao contrário do que muitos pensam, essa passagem não retrata um milagre de prosperidade realizado por Jesus, mas a maneira como Deus escolhe uma pessoa para servi-Lo.

Você reconhece o pecador que há em seu interior?

Para entender isso, é necessário prestar atenção ao que ocorreu antes da pesca abundante: o Senhor Jesus estava à margem do lago e, como uma multidão queria ouvir a Palavra de Deus, Ele entrou em um barco atracado e pediu a um dos pescadores que afastasse um pouco a embarcação da beira do lago. Assim, ele conseguiria pregar para aquela multidão.

O Bispo destacou inicialmente a sede das pessoas em ouvir a Palavra de Deus, a ponto de interromperem suas atividades diárias. Isso é raro hoje em dia e o Bispo sugere que esse fato é consequência da facilidade que muitos têm de acessar os textos bíblicos, uma realidade completamente diferente da do passado, quando a Palavra não era impressa e ter uma cópia escrita à mão (manuscrita) era raríssimo.

O Bispo fez a seguinte pergunta: “você lê a Palavra de Deus todos os dias, medita nEla, A traz à sua mente no decorrer do dia quando enfrenta alguma situação? Porque, se você é um obreiro ou uma obreira e não maneja bem a Palavra da Verdade, você pode estar fazendo um grande desserviço para o Reino de Deus. É preciso que você sature a sua mente com a Palavra de Deus, não apenas para o trabalho de ganhar almas como também para seu próprio sustento espiritual”.

Você reconhece o pecador que há em seu interior?O Bispo ressaltou a necessidade desse entendimento e lembrou que a maior guerra que acontece hoje no mundo é de ideias, ou seja, de palavras, e que ela tem derrotado muitos no meio cristão: “você precisa manter a sua cabeça na Palavra de Deus e fazer dEla a prioridade na sua vida para que você não seja derrotado nessa guerra. Não se esqueça que a arma do anticristo será o engano e a única forma de não ser enganado é estar apoiado na Palavra”.

O milagre, o pecador e um chamado

Voltando a Lucas 5: após ensinar a Palavra, o Senhor Jesus disse aos pescadores que fossem para o alto-mar e lançassem suas redes. Eles estavam desanimados com o trabalho naquele dia por já terem pescado a noite toda sem nenhum resultado. Mas porque Jesus os estava orientando, eles obedeceram. E aí vem a tão conhecida pesca maravilhosa.

Mas o mais interessante estava porvir. Ao ver o milagre, Pedro se ajoelhou aos pés de Jesus e disse: “(…) Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador (Lucas 5.8)”.

E é a partir daí que conhecemos a grande lição da passagem: diante do que recebeu do Senhor Jesus e do reconhecimento da sua condição espiritual, Pedro foi chamado para se tornar um pescador de almas. E é esse processo que se deve passar para servir a Deus: entender que não temos condição, nem capacidade alguma, mas que, ao entregarmos toda a nossa vida a Deus, buscando o Seu perdão, Ele nos capacita para o privilégio de servi-Lo.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos; Guilherme Branco