Você sabe o que está por trás do que você consome?

All Star lança tênis com símbolo satânico e desperta o alerta para a necessidade de estar consciente ao apoiar marcas e produtos

Imagem de capa - Você sabe o que está por trás do que você consome?

Para conquistar um cliente, há algum tempo as empresas deixaram de vender apenas produtos. Hoje, elas vendem um “estilo de vida”, ou seja, quando alguém leva uma mercadoria para casa está adquirindo também tudo o que ela representa. Mas será que você sabe o que está por trás do que você consome?

Há algumas semanas a marca All Star lançou um modelo de tênis que chamou atenção nas redes sociais. O logotipo do produto foi transformado em um pentagrama – símbolo conhecido por estar associado ao satanismo e à bruxaria. E, em seu lançamento, a campanha não deixou dúvidas a respeito do ar sombrio e ocultista que estaria relacionado à marca. Os dois modelos que estampam as fotos da campanha aparecem sem cabelos, com a cabeça pintada de branco e olhos e lábios pretos, além de unhas grandes e pontudas. Em uma das imagens, inclusive, eles ainda se posicionam formando, mais uma vez, um pentagrama invertido.

A postagem da campanha no Instagram recebeu mais de 16 mil comentários – muitos deles de consumidores indignados que passaram a adolescência usando a marca e viram a nova versão retirar a imagem do adolescente despojado que as outras versões mostravam.

A Nike, detentora da marca Converse/All Star, afirmou, por meio de um e-mail enviado a um site norte-americano, que “o pentagrama, que tem muitas e diferentes associações, não é, de modo algum, um comentário da Converse sobre religião nem substitui o logotipo icônico ‘All Star’ em nossos calçados”. Contudo o estilista Rick Owens, responsável pelo projeto, disse: “uso esse pentagrama há muito tempo porque, obviamente, ele tem associações ocultistas adolescentes”.

Questão de princípios e valores
O Bispo Renato Cardoso explicou no programa Inteligência e Fé, na Rede Aleluia de rádio, que as pessoas que professam a Fé cristã não podem ficar omissas e caladas diante de uma provocação como esta. “Como a Palavra de Deus diz, se nós temos consciência de que algo está diretamente ligado ao mal, então nós não devemos apoiar aquilo. Nesse modelo específico de tênis, por exemplo, foi descarado. É um pentagrama, usado no satanismo, e com todas as indicações e apelos para a adoração a satanás. E o que é isso se não uma provocação?”, questionou.

Esse é mais um exemplo dentre tantas marcas e empresas que colocam produtos contra a Fé cristã à venda. Muitas, inclusive, não estão necessariamente ligadas a outras religiões, mas apoiam o que é contrário ao cristianismo. E não só isso: quantas empresas, por exemplo, já foram denunciadas por faturar fortunas por meio do trabalho em situação degradante, escravo e até mesmo infantil? E quantas produziram mercadorias se valendo da crueldade com animais?

É preciso ficar atento, pois, ao comprar o produto de uma determinada marca, o consumidor adquire também seus valores – que podem ser contrários aos dele. Portanto, não feche os olhos para o que há por trás das marcas e das mensagens que elas carregam. Você pode estar contribuindo para o crescimento de uma companhia ou de um produto que é avesso ao que você pensa. Não se trata de ser radical, mas de uma questão de respeito e proteção aos seus princípios.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso - Foto: Getty images