Você sabe qual problema está comprometendo o seu casamento?

Em mensagem aos casais, no Templo de Salomão, Bispo Renato Cardoso e Cristiane Cardoso falaram sobre uma questão que é um desafio para os cônjuges

Imagem de capa - Você sabe qual problema está comprometendo o seu casamento?

Muitos casais passam anos apontando falhas um no outro e tentando mudar o parceiro. Um tipo de comportamento inútil, que acaba comprometendo qualquer relacionamento. Em mensagem aos casais, durante reunião no domingo último (19), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso falaram sobre um problema que acomete muitos casamentos e é um desafio para os cônjuges: reconhecer os próprios erros.

Segundo o Bispo, a pessoa que, em um casamento, quer a todo custo mudar o outro, só consegue machucar a si mesmo e ao cônjuge. “Basta uma coisa que você faz, e que seja grave o suficiente, para estragar toda uma relação”, disse. Ele pontuou que as pessoas tendem a exaltar e aumentar as suas qualidades, e minimizar e justificar os seus defeitos. Ao mesmo tempo que fazem exatamente o contrário com o parceiro. Isso é um grave erro.

“A pessoa só muda quando ela reconhece que tem um problema. Sem reconhecimento do erro, não há mudança. Eu tinha um problema de raiva contida, velada, que não era explosiva, era implosiva. Eu me fechava e ficava sem falar com a Cristiane. Claro que, na época, eu não reconhecia que tinha esse problema. E achava que a culpa era dela, que ela me irritava ou fazia alguma coisa que não deveria. Quando eu reconheci que eu não sabia lidar com a minha raiva, e que eu tinha que fazer algo a respeito disso, foi aí que eu mudei”, contou o Bispo Renato.

Quem reconhece, muda

Cristiane reiterou que uma das razões pelas quais as pessoas não reconhecem os próprios erros é porque tendem a explicá-los. Encontram justificativas para seus defeitos e manias. “A gente achava que tinha uma razão. Como o Renato contou, ele pensava que tinha esse problema, porque eu causava isso nele. E, eu ficava no pé dele, pedia atenção. Achava que quem tinha que mudar era ele, que por causa dele eu era ciumenta. Enquanto eu me dava essa razão (…) eu não mudava. Mas, então, eu reconheci que era insegura”, declarou.

Ainda de acordo com o casal, para corrigir os seus erros, a pessoa deve se perguntar o que tem que fazer diferente para ser melhor no seu relacionamento. Tem que olhar para dentro de si e ser humilde para perceber os próprios defeitos. Quando reconhecer isso, a cabeça começará a funcionar para buscar soluções, em vez de justificativas.

Assista à mensagem na íntegra, clicando no vídeo abaixo:

Terapia do Amor 

Quer saber mais sobre temas referentes à vida a dois e receber orientação para o seu relacionamento? Participe, presencialmente, de uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30. Ou, compareça à Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images