Você sabia que Deus planejou o “arco da vida”?
O ser humano não foi criado para ser estático, mas para se desenvolver. Entenda
No dia 17 de agosto, às 20h, ocorreu “O Encontro dos Obreiros na Terapia do Amor“, para que os servos de Deus adquirissem aprendizados valiosos para cuidarem dessa área da vida. Afinal, este tema está diretamente relacionado com a salvação da alma.
O arco da vida:
O casal Bispo Renato e Cristiane Cardoso iniciou explicando que Deus traçou um plano de vida para o homem e a mulher. Quando a pessoa nasce, ela inicia um arco (uma trajetória) que possui fases a serem superadas.
- Por exemplo: o menino deixa a infância e passa para a fase de homem (que vem, por exemplo, com responsabilidades, aprendizados importantes para a vida, independência, maturação mental e emocional). Depois, ele se torna marido. Aqui, ele deve deixar a “vida de homem” (que envolve, por exemplo, abandonar a agenda independente) para ser um protetor, um cuidador, exclusivo de uma mulher, com uma vida de casal. E, por fim, ele se torna pai, que é alguém que vai ser um exemplo para os filhos com suas atitudes e vai passar o conhecimento que adquiriu sobre o que é correto na vida.
- “Deus não quer que a pessoa fique estática ou que ela permaneça criança a vida toda. Deus planejou as fases de crescimento. E, neste arco, as pessoas vão se aproximando da imagem e semelhança do Pai”, ensinou o Bispo Renato.
O problema:
A questão é que o mundo tem ensinado o contrário para as pessoas e muitos casamentos se destruíram porque essas fases do arco não foram cumpridas.
- “O que tem acontecido é que muitos meninos nunca se tornam homens, mas moleques e machos que não têm capacidade e preparação para ser um homem sozinho (que dirá formar uma família). E quando ele se casa, não consegue fazer a transição de ‘menino’ para ‘marido'”, apontou o Bispo Renato.
- No lado feminino, ocorre a mesma situação. “Hoje, a mulher aprende que não pode querer crescer para casar, mas que ela deve ser independente. E, na cabeça dela, ela aprendeu que ser esposa é ser inferior, que ela vai deixar de ter valor ao se tornar esposa. Muitas estão até casadas, mas não são esposas, não veem valor de ser ‘esposa’ e não querem ser ‘esposa'”, observou Cristiane.
O arco que a sociedade ensina:
E este arco de Deus para a vida humana não tem sido ensinado de pais para filhos. O motivo é que o mal incentiva os seres humanos a se oporem ao que Deus diz. Ao resistir de se tornar uma esposa ou um marido, a pessoa está se rebelando contra Deus. Tudo o que Deus fala, o diabo vem e fala o contrário.
- O arco que a sociedade tem ensinado para as mulheres, por exemplo, passa pelas fases em que ela deve ser: menina, conquistar dinheiro e poder, tornar-se empoderada, conquistar mais dinheiro e poder e, às vezes, há um casamento (que não resiste) ou filhos (que ela procura criar sozinha).
- “A mulher ganha muito em deixar o homem ser marido. Se você entender o que Deus diz sobre marido… A Bíblia fala que o marido ama a esposa como se estivesse amando a si mesmo. A mulher, naturalmente, já nasce com uma certa insegurança. E muitos têm maus olhos contra os homens. A mulher que Deus criou quer sair da ‘mulher’ e ser ‘esposa’. Quer fazer o homem feliz, que ele sinta paz e possa curtir em casa. É uma troca. Você cuida, ajuda, deixa ele feliz”, explicou Cristiane.
Conclusão:
Assim, como marido, o homem quer se sentir necessário, porém, frequentemente, ele tem sido desprezado. Do outro lado, a mulher “empoderada” não é feliz na vida amorosa. Por isso, é importante que cada um se encaixe no papel que Deus criou.
Participe:
As palestras da Terapia do Amor (TdoA) acontecem às quintas-feiras no Templo de Salomão (às 10h, 15h e 20h) e em toda a Universal (confira o endereço mais próximo aqui).
- Você também pode assistir a este encontro e aos anteriores na plataforma Univer Video.