Você sabia que existe o “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física”?
Data foi instituída para conscientizar a população sobre as dificuldades e direitos dessa parcela da população
O Dia Nacional do Deficiente Físico é comemorado no dia 11 de outubro. A data foi instituída a fim de conscientizar a sociedade sobre ações e políticas que garantam qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.
As deficiências são classificadas em: física, auditiva, visual, mental ou múltipla (quando duas ou mais delas estão associadas).
Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou adquiridas durante a vida.
Barreiras para a inclusão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que 6,7% da população possui algum tipo de deficiência. Infelizmente, o preconceito e a inacessibilidade pública tornam a vida dessas pessoas ainda mais complicada.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o custo de vida das pessoas com deficiência aumenta em média cerca de um terço da renda. Completar a escola primária também é um desafio maior para as crianças com deficiência. Enquanto 60% delas completam essa etapa dos estudos nos países desenvolvidos, apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) completam o ensino primário nos países em desenvolvimento.
É dever de todos lutar por uma sociedade em que as pessoas com algum tipo de deficiência tenham acesso a oportunidades, acessibilidade e mobilidade.
Como encarar as limitações físicas
Aos 20 anos, Thiago Helton sofreu um acidente de carro que o prendeu a uma cadeira de rodas. Seu corpo podia ter limitações, mas sua mente e, principalmente, sua fé estavam livres para agir e fazê-lo superar essa situação.
“No Brasil, a pessoa com deficiência sai às ruas e recebe olhar de pena, de coitadismo. Podiam até me olhar assim, mas dentro de mim eu sabia a força que eu tinha”, fala.
Com esta força que vinha do próprio Deus ele conseguiu se superar em todos as áreas de sua vida: profissional, financeira, amorosa e espiritual.