Você se sujeita à vontade de Deus ou à sua?

Faça uma análise para saber qual é a base de suas escolhas e atitudes

Imagem de capa - Você se sujeita à vontade de Deus ou à sua?

Meu Deus, que não viva eu, mas que Cristo viva em mim”: talvez você já tenha feito uma oração com palavras parecidas a estas, que são inspiradas em Gálatas 2.20. Apesar do desejo de seguir a Vontade do Senhor, você já deve ter se deparado com uma situação em que seu próprio desejo foi contrariado e você não aceitou bem o fato, como, por exemplo, quando teve que sair da sua zona de conforto ou abrir mão de algo. São em momentos como esses que a mulher pode vivenciar o grande desafio da vida cristã, que é negar a si mesma.

Todo cristão deve renunciar à própria vontade e se submeter à Vontade de Deus, mas isso não é fácil e o Próprio Senhor Jesus alertou: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9.23).

Foi também o Senhor Jesus, a Quem devemos tomar como modelo de vida, que, mesmo sendo o Filho de Deus, negou a si mesmo para fazer a Vontade do Pai. Até no momento mais desafiador, pouco antes de ser crucificado, no jardim do Getsêmani, Ele orou pedindo a Deus que passasse dEle aquele cálice – entretanto, acima de tudo, Ele pediu que não fosse feita a Sua vontade, mas, sim, a do Pai (Mateus 26.36-44).

Se até Jesus se submeteu à Vontade de Deus, por que nós deveríamos impor nossas vontades? A Vontade de Deus foi o tema discutido por Cristiane Cardoso em um dos episódios da Meditação da Palavra disponíveis no Univer Vídeo, com base em Efésios 1.1-23. Já no primeiro versículo desse livro bíblico, Paulo diz: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus” (Efésios 1.1).

Cristiane apontou que Paulo era apóstolo pela Vontade de Deus e que, às vezes, as pessoas falam que fazem algo pela Vontade de Deus, mas, na verdade, o fazem por suas próprias vontades. “Quando você diz que se sujeita ao que Deus pede de você, mas só faz o que gosta de fazer, o que sabe fazer e o que quer fazer, você não faz a Vontade de Deus. Quem está dentro da Vontade de Deus faz o que não sabe fazer e, muitas vezes, o que não quer fazer”, disse.

Ela explicou ainda que, para fazer a Vontade de Deus, a pessoa precisa estar disposta a perder algo. “A pessoa tem que perder alguma coisa, tem que se constranger de alguma forma. Muitas pessoas fazem a Obra de Deus dentro da acomodação, dentro do que gostam, do que querem fazer. Elas não podem dizer que fazem algo pela Vontade de Deus, pois não funciona assim; fazer a Vontade dEle é algo mais desafiador. É por isso que muitas pessoas não estão dentro da Vontade de Deus. Para se desafiar, você tem que perder, você tem de vencer receios e medos, ter coragem e ir contra a sua vontade”, afirmou.

Qual é a vontade de Deus para sua vida?

Antes de tentar entender qualquer coisa, a mulher precisa ter em mente que a Vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2). Com isso esclarecido, a mulher cristã pode buscar em Deus qual é a Vontade dEle para ela e colocá-la em prática. Além disso, é preciso ter cuidado com os desejos pessoais, pois muitos são contrários aos ensinamentos Divinos. Enquanto uma pessoa não se sujeita à Vontade de Deus ela não consegue ser feliz nem sair do lugar, pois sua vida não tem direção.

A Vontade de Deus é tão agradável que Davi chegou a dizer em uma oração: “Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, a Tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40.8). Deleite- se você também na Vontade de Deus, pois você só tem a ganhar com isso.

Godllywood

Para saber mais, siga o perfil @godllywoodoficial no Instagram, acesse o site godllywood.com e acompanhe as transmissões on-line.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Ridofranz/GettyImages