Você sofre de ciúme retroativo?

Os professores do “The Love School – A Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso, ensinam como vencer esse problema que afeta a vida de muitos casais

Imagem de capa - Você sofre de ciúme retroativo?

Também conhecido como Síndrome de Rebecca, o ciúme retroativo é quando você sente ciúmes de alguém que já passou na vida do seu parceiro quando vocês ainda nem se conheciam.  Contudo, mesmo seu parceiro não tendo mais nenhum contato com essa pessoa você está sempre querendo saber como era o relacionamento deles, o que eles faziam e se você é melhor ou pior do que ela.

De acordo com a psicóloga Carolina Sales, o ciúme é um sentimento comum a todo ser humano e, portanto, pode aparecer em qualquer relação, independentemente, da idade ou do gênero.

“O ciúme retroativo ou síndrome de Rebeca é aquele em que a pessoa se sente profundamente incomodada com o passado amoroso do parceiro”, explica.

A psicóloga destaca que as pessoas que normalmente desenvolvem o ciúme retroativo têm na própria história, vínculos de insegurança e também uma baixa autoestima.  Então, para sair desse processo de ciúmes patológico, a primeira coisa a ser feita, segundo a especialista, é conversar. O diálogo é imprescindível para identificar o que não está bom para um e para o outro.  Além disso, é preciso investir tempo e energia na relação atual.

“Ficar lembrando do passado é entrar numa competição que não existe.  Se essa pessoa já esteve na vida do seu parceiro e não está mais, isso é passado, você está agora numa outra fase da vida dessa pessoa. Então não crie uma competição que não existe”, aconselha Renato Cardoso.

Acompanhe a matéria completa e veja o que os professores da Escola do Amor orientam:

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock