Você tem as ferramentas certas para a manutenção da sua vida?

Veja quais itens são essenciais não só para cuidar da sua casa, mas também para assegurar a Salvação eterna

Imagem de capa - Você tem as ferramentas certas para a manutenção da sua vida?

O ano mal começou e provavelmente muitos homens têm reparos domésticos para fazer, desde os menores até os maiores. Muitos consertos deveriam ter sido feitos no ano passado e alguns são promessas de períodos anteriores. Se o homem mora sozinho, o chuveiro com a resistência queimada, por exemplo, até pode passar alguns dias dessa forma nessa época do ano, que é verão, mas em algum momento a correção deverá ser feita.

Se o homem tem esposa e filhos, nem se fala: se o chuveiro é item essencial para a higiene individual, imagine quando envolve os familiares, que têm que tomar banho diariamente. Entretanto, o fato é que muitos protelam os reparos que precisam ser feitos por pura preguiça ou se fazem de moucos, pois não querem se sentir cobrados pela esposa quando ela toca no assunto. Outros justificam sua falha e dizem que não têm tempo, que não sabem fazer ou que não têm as ferramentas adequadas para realizá-los.

Aqui vai a boa notícia: é muito fácil encontrar vídeos na internet que ensinam, passo a passo, as formas corretas e seguras para fazer consertos domésticos, o que também não impede que se consulte um amigo ou um profissional que saibam realizá-los e possa ensinar você como fazê-los. Afinal, como a Bíblia aponta em 1 Timóteo 5.8, o homem tem responsabilidades com a sua casa e sua família e não deve fugir delas: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

Por isso, para começar a cuidar do que está pendente, vale investir em alguns itens básicos: um alicate universal; uma chave de fenda de tamanho médio, mas de boa embocadura, para facilitar o manuseio; e uma chave Phillips, já que muitos parafusos têm a cabeça com esse tipo de fenda. Trena, estilete, fita isolante e nível bolha completam a lista, além de uma maleta de plástico, de madeira ou de metal para guardar os itens.

Porém, não adianta apenas ter as ferramentas e não ter disposição para realizar os reparos. Deixe as desculpas esfarrapadas de lado e mãos à obra. Embora muitos homens não deem importância ao fato de sua casa estar desarrumada, sua esposa, seus filhos e até seus amigos percebem que a esculhambação atrapalha a rotina de quem vive lá. Além disso, esse relaxo com a manutenção da casa pode ser indício de problemas relacionados à depressão, à ansiedade e até a doenças espirituais que precisam ser tratadas com urgência.

Nesse aspecto, existem ferramentas que não são guardadas em uma caixa, mas são de grande valia quando se trata da manutenção espiritual ao lado de Deus para a eternidade. Trata-se da fé em Deus e da entrega total ao Senhor Jesus. Sem elas e sem seu exercício, nosso espírito fica estagnado e não encontra a Salvação. É como o homem que fica sentado no sofá, protelando suas tarefas e não cria perspectivas para sua vida. Reflita sobre isso.

Caso esteja passando por problemas, procure ajuda médica e também espiritual. Conheça o Projeto IntelliMen e participe das reuniões de libertação da Universal para reorientar a manutenção de sua vida utilizando as ferramentas certas.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida! 

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Hispanolistic e Pollyana Ventura/GettyImages