Você tem cartão de crédito? Então leia esta mensagem

Ter crédito não significa ter dinheiro. Entenda melhor

Imagem de capa - Você tem cartão de crédito? Então leia esta mensagem

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Segundo o que aponta um levantamento feito pelo órgão, 52 milhões de pessoas possuem cartão de crédito.

Entre os entrevistados, 47% revelaram que parcelam compras, ao menos, uma vez por mês, principalmente quando se trata de roupas. Além disso, o estudo ainda apontou que 34% não sabe o limite de seu cartão e 96% desconhecem as taxas do cartão de crédito.

Um outro levantamento, feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostrou que o consumo com o cartão, em 2018, cresceu 14,5%, o que chega a R$1,5 trilhão em compras, que é equivalente a 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Deste valor, R$965,5 bilhões correspondem a compras em cartão de crédito.

Escravidão moderna

Recentemente, no programa “Entrelinhas”, exibido todos os domingos, às 20h, pelo Univer Vídeo, o Bispo Renato Cardoso alertou sobre os perigos do cartão de crédito. “É a escravidão moderna. A escravatura foi abolida em 1888 no Brasil, mas a escravidão mudou de nome e um dos tipos chama-se cartão de crédito”, disse o Bispo.

Isso porque, ao serem notificadas por bancos, informando sobre limite de crédito aprovado, as pessoas acabam se encantando com a falsa sensação de dinheiro disponível. Todavia, o crédito aprovado não significa dinheiro na conta bancária, mas muitas não entendem isso.

“A pessoa pensa ‘vou usar, depois eu pago em suaves prestações’. Aí, quando ela menos espera, usou mil reais e agora deve quatro mil (por causa dos juros)”, pontuou o Bispo.

Por fim, o Bispo ainda esclareceu que o consumo desenfreado tem feito com que as pessoas vivam em função do cartão de crédito e isso não deve acontecer, porque assim, você estará trabalhando apenas para pagar o cartão de crédito, ou seja, vivendo em uma verdadeira escravidão.

Portanto, antes de gastar, certifique-se de que terá condições de arcar com os gastos. Não pense que o cartão de crédito é um benefício, pois ele pode se tornar o causador de muitos problemas em sua vida.

Ademais, não solicite um se você acredita que não saberá lidar com o crédito disponível. Educação financeira é imprescindível para manter o que Deus lhe der.

Para aprender mais sobre assuntos relacionados à vida financeira, participe da Nação dos 318, que acontece todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal próxima de sua casa.

Neste encontro os assuntos abordados são sempre de grande valia para aqueles que buscam uma vida equilibrada e abençoada.

O Templo fica na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo. Ou procure a Universal mais perto de você, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images