Você tem encarado ou evitado a sua realidade?
Lidar com a verdade nua e crua pode mudar o rumo da sua vida. Entenda
Em Reis – A Consequência, Davi (Petrônio Gontijo) sofreu, e muito. Apesar de sempre se demonstrar um homem forte, por inúmeras vezes, a humanidade do rei de Israel o colocou em conflito.
Dentre os seus momentos de inquietude, seu amigo Natan (Lúcio Fernandes) o aconselha: “Pare de se preocupar, Davi. Isso não vai mudar o que está para acontecer”.
Assista à cena e reflita:
Ver essa foto no Instagram
Apesar de aparentar uma exortação dura e insensível, o conselho do profeta nos revela um importante aprendizado, destacado pela autora Cristiane Cardoso: “Ou seja: lide com a sua realidade sem fazê-la piorar ainda mais com expectativas e preocupação”.
O que você precisa saber:
Lidar com a realidade é de longe uma tarefa fácil, pois nem sempre ela condiz com aquilo que gostaríamos de vivenciar. É por isso que muitas são as pessoas que a evitam e optam por se camuflar em um mundo de utopias, onde criam a sua própria “verdade” baseada em suas idealizações.
No entanto, a vida não é uma história de conto de fadas ou um roteiro de Hollywood. Cada um de nós, seres humanos, enfrentamos desafios e problemas que precisam de solução. Mas como isso é possível?
Aprenda a encarar a sua verdade:
Uma coisa é fato: se você desconhecer a sua realidade, certamente não fará nada por ela. Com isso, chegamos à conclusão de que a ignorância é o último dos caminhos para mudar a sua atual situação. Para isso, é preciso encarar a verdade nua e crua como ela é.
É claro, a verdade dói! Ninguém disse que na vida encontraríamos facilidade, pelo contrário. Mas, a partir do momento em que você decide enfrentá-la, estará se abrindo à oportunidade de viver o melhor de seus dias – só depende de você!
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.32)
“A realidade pode ser dura, mas é a sua realidade; e ela vai continuar da mesma forma até o dia que você decidir fazer algo a respeito. É assim que você lida com a sua realidade, não é fugindo dela!”, esclarece Cristiane.
- Confira a reflexão na íntegra, clicando aqui.
Últimos episódios: