Você tem feito de Jesus o seu espelho?
Leia e faça uma autoanálise
Recentemente, durante o programa “Entre Nós”, transmitido pela internet, a colunista Núbia Siqueira chamou atenção para o maior atributo de Deus: a Sua Santidade.
Embora a Bíblia ressalte outras características maravilhosas do Altíssimo, como o amor, a bondade, a justiça e a misericórdia, a Sua Santidade sobressai a todas elas.
Por Ele ser Santo, Seu amor, Sua justiça, Sua misericórdia e até a Sua ira são santas.
De Gênesis a Apocalipse as Escrituras Sagradas ressaltam a Santidade de Deus:
“Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da Sua Glória” – Isaías 6.3
“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso” – Apocalipse 4.8
A colunista esclarece que a palavra “santo” significa ser separado do pecado, consagrado a Deus. Portanto, não é uma característica inatingível ao ser humano. Tanto é assim que o apóstolo Pedro nos ordena:
“Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” – 1 Pedro 1.15
Veja o que o Bispo Edir Macedo fala sobre o Temor do Senhor
Como praticar essa santidade?
“Conhecer Jesus muda toda nossa maneira de viver, de falar, de tratar as pessoas e de tratar até os animais. Se você de fato conhece a Deus, você não é mais a pessoa que era outrora. Não vive como um filho desobediente, sem entendimento e conforme seus próprios instintos carnais. Aqueles que amam a Deus fazem do Seu Filho Jesus o seu espelho, o seu exemplo, o seu padrão. Porque se olharmos para Ele, certamente veremos onde temos que mudar. É impossível conhecer o Senhor Jesus e continuar a mesma pessoa”, assegura Núbia Siqueira.
Contudo, não é essa conduta que temos visto em muitas pessoas que se dizem cristãs. Em vez disso, “só desonram o verdadeiro Cristianismo”, lamenta.
O verdadeiro amor exige renúncia
Por outro lado, há também muitas pessoas que são capazes de grandes renúncias para estarem ao lado de outra. Um exemplo famoso desse desprendimento pessoal é o que a atriz Meghan Markle se dispôs a fazer para poder se casar com o príncipe Harry e se tornar a Duquesa de Sussex.
Ela abriu mão de uma carreira bem-sucedida como atriz de Hollywood para se submeter a todas as exigências da coroa britânica.
Se antes ela ditava opiniões, levantava bandeiras e tinha autonomia sobre a própria vida, agora como esposa do príncipe terá que se submeter a diversas regras de comportamento. A saber: não sentar com as pernas cruzadas, não manifestar sua opinião pessoal publicamente, acompanhar o marido em compromissos sociais e ter consciência de que agora representa a realeza em todos os momentos.
Leia também: 5 dicas para manter o foco do Reino de Deus
Jesus: o nosso espelho
Diante de tudo isso, Núbia Siqueira deixa uma reflexão: Se para se casar com um príncipe uma mulher é capaz de abrir mão de todo o seu modo de viver, “o que uma mulher que, de fato se casa com Deus (o Rei dos reis), não deveria ser capaz de renunciar? ”. E faz uma triste constatação: “Contudo, o que vemos, infelizmente, é que muitas mulheres, embora digam ter se casado com o Senhor Jesus, mantêm uma conduta que mostra outra realidade”.
E, por fim, convida as internautas a fazerem uma autoanálise.
Será mesmo que compensa viver no pecado e perder esse alto privilégio de passar a eternidade lado a lado com o nosso Senhor e Salvador? Pense nisso.
Acompanhe abaixo o programa na íntegra:
Para aprender mais como agradar a Deus, compareça às quartas-feiras à Escola da fé. No Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista. Ou procure uma Universal perto de você, clicando aqui.