Você tem pintado uma imagem mais bonita a seu próprio respeito?
Se você deseja melhorar como pessoa, confira este conselho
Há homens que insistem em cometer os mesmos erros, ainda que as pessoas ao redor os alertem para os problemas que estão causando. Aos próprios olhos, eles sempre estão corretos e são os outros que “falam demais”. Entretanto, para este tipo de homem, cabe uma reflexão: será que ele não está tendo um julgamento superestimado a respeito dele mesmo?
O ser humano tende a ter um juízo mais brando em relação a si mesmo. Parece que aos nossos olhos sempre somos mais corretos, bons, justos e isentos de erros do que qualquer outra pessoa. Entretanto, não conhecer as próprias falhas ou pontos que precisam ser melhorados é algo que nos deixa vulneráveis às armadilhas que surgem na vida. Seríamos, assim, tão perfeitos? Um olhar imparcial e profundo a respeito das nossas escolhas e atitudes ao longo da vida nos mostra que não.
Mas por que há homens que não assumem os próprios erros? Por que, quando alguém aponta para o que eles estão fazendo de errado, logo surgem as desculpas, os argumentos e as justificativas?
Duas situações
Basicamente, isso acontece por causa de um desses dois motivos: há aqueles que, genuinamente, não percebem o próprio erro e há os que até sabem que o problema existe, mas se fingem de desentendidos.
No primeiro caso, a dica é: comece a reparar quais são as reclamações mais frequentes que as pessoas que o amam e convivem com você fazem a seu respeito. Por exemplo: se a sua esposa diz que você gasta dinheiro com o que é desnecessário e que deveria estabelecer um objetivo para a renda da família, antes de pensar em ignorar as palavras dela, tente usá-las como um espelho. Será que este espelho reflete uma verdade sobre você que ainda não foi percebida? Talvez, por conviver muito com você, ela percebeu “defeitos” que você pode desconhecer a respeito de si mesmo.
Já no segundo caso, lembre-se que você pode tentar enganar a si mesmo e as outras pessoas, mas você não pode esconder quem realmente é de Deus. Ele vê o mais íntimo do nosso ser. Então, arrependa-se diante dEle enquanto há tempo. Nós podemos nos julgar “corretos”, mas o padrão de Deus foi estabelecido por Ele mesmo e é alto. Como o Senhor Jesus disse em Lucas 16.1-15: “E disse-lhes: vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”.
Abra os olhos
Assim, se a pessoa cria a lei, é o advogado e julga o próprio caso, ela jamais sairá da situação como “culpada”. Porque o tribunal em que ela está é parcial e é completamente favorável a ela. Não é assim que funciona no mundo espiritual.
A Bíblia nos ensina que o Senhor Jesus deve ser o nosso advogado (1 João 2.1), o Espírito Santo é Quem nos aconselha ao longo da vida (João 14.26) e Deus é o nosso juiz (Isaías 33.22). Obedeça às Escrituras, cumpra os mandamentos, ouça os ensinamentos que vêm do Reino dos Céus.
Faça o que é certo, porque ninguém consegue fugir do tribunal de Deus.