Você usa a imaginação para crescer e resolver problemas?

Veja como o dom dado por Deus pode ser primordial para a sua felicidade

Imagem de capa - Você usa a imaginação para crescer e resolver problemas?

Ser bem-sucedido, ser provedor, bom irmão e vizinho, o melhor pai, o amigo sempre forte e não chorar são algumas obrigações que a sociedade cobra e com as quais, muitas vezes, o homem não sabe lidar. Diante disso, há quem sucumba e não aguente a pressão. Vale dizer que isso é até algo que aconteça com frequência ao se encarar as dificuldades, pois uma boa parcela dos homens não está preparada adequadamente para enfrentar a vida.

Todos sabem que, quer queiram, quer não queiram, a cobrança da sociedade em relação ao homem é muitas vezes implacável e chega a ser desumana. Os padrões inflexíveis de perfeição exigidos e a autocobrança, formada desde a infância, passada muitas vezes de pai para filho ou até por outros membros da família quando o pai é ausente, se tornam uma repetição de modelos preestabelecidos.

As consequências podem não ser óbvias, mas há homens que passam a viver a vida em total automatismo: vão de casa para o trabalho e vice-versa, em uma vã tentativa de tentar se proteger. Contudo, viver sem exercitar a criatividade e sem concretizar o que se imagina pode causar diversos prejuízos, inclusive no relacionamento do casal, afinal, o homem também é responsável e coautor na relação que é construída com a esposa. Sem imaginação, o casamento pode estar fadado ao fracasso. Quebrar a rotina propondo uma viagem inesperada ou um jantar com a esposa em um local nunca visitado são ações simples que um homem pode e deve adotar – o restante fica por conta da imaginação do casal.

A Bíblia é sagaz em apontar como a criatividade deve ser usada: “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo” (Provérbios 23.7). Muitos sofrem de ansiedade, entram em depressão, perdem o prazer de viver, não enxergam alegria no belo e simples que a vida oferece. Quando perdem o rumo, parece que também são privados da criatividade, sendo que é ela que nos ajuda não só a resolver os problemas diários, mas também a termos esperança e visões únicas e possíveis de como nossa existência pode ser.

Embora a preocupação de como enfrentar as adversidades da vida seja constante, temos que compreender que a solução passa, sim, pelo uso da imaginação. Não podemos descartar de forma irresponsável esse maravilhoso dom dado por Deus e a oportunidade de sempre fazer mais e melhor por nós mesmos e por aqueles que estão a nossa volta.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Anton Vierietin/Getty Images