Você vai para onde olha
Foque diariamente no alvo que leva para o Céu: a Salvação
Você já notou que sempre vai para onde está olhando? Fazendo uma avaliação inicial, isso fica claro, pois ninguém anda de um lugar a outro sem estar olhando para seu destino final. Mas isso também vale em outras situações. Por exemplo, antes de ir ao caixa para pagar algo, você primeiro olhou o produto na vitrine. Se você é diabético e observa aquela sobremesa saborosa, possivelmente seu desejo será despertado e você vai consumi-la, atendendo seu desejo. São situações que podem parecer óbvias, mas revelam uma verdade indiscutível: você sempre acaba indo para onde olha, independemente disso trazer resultados positivos ou negativos.
Esse tema foi abordado pelo Bispo Renato Cardoso em edição recente do programa Inteligência e Fé. Ele disse que quando olhamos para algo colocamos foco e força naquilo e que isso ocorre não só em relação aos caminhos que seguimos, mas em todas as áreas da vida.
Ele citou um exemplo: “se você começar a olhar muito para uma pessoa, o que vai acontecer? Muitas vezes, a pessoa não tem intenção de trair, mas vai para o trabalho e começa a ficar muito perto de outra, a olha muito, conversa e presta muita atenção nela e os olhares se cruzam. Daqui a pouquinho, vocês estarão traindo seus respectivos cônjuges. Por quê? Porque se olharam”. Ele falou ainda que, não por acaso, Jesus afirmou que, se um homem olhar para uma mulher e cobiçá-la, no seu coração ele já cometeu adultério (leia em Mateus 5.28).
Com essas palavras, Jesus não quis ser extremamente rigoroso e castigar os homens, mas estava prevenindo um problema mais grave sabendo que homens e mulheres são facilmente atraídos pela aparência. “Então, evite. Se você quer ter um bom casamento, tem que voltar os seus olhos para o seu cônjuge. Se você olha para fora do seu casamento, para lá vão os seus esforços e para lá vai a sua admiração”, disse o Bispo.
Focar no mais importante
Está claro, portanto, que a pessoa deve olhar e focar naquilo que traz benefício e ficar atenta para não se deixar hipnotizar pelo que poderia fazer mal a ela.
Mas é fundamental lembrar que o mesmo comportamento deve ser adotado espiritualmente. Conforme ressaltou o Bispo, o próprio Senhor Jesus falou diversas vezes sobre isso: “Jesus nos fez imaginar o Céu, nos fez olhar para o Céu. O cristão que não olha para o Céu, que não pensa no Céu todos os dias, acaba tropeçando, cedendo para o pecado, porque ele tirou os olhos do Céu. Você cogita as coisas da terra, as coisas aqui de baixo, e não cogita as coisas lá de cima. Quem é de Deus cogita as coisas de cima, quer dizer, pensa nas coisas lá de cima, tem os seus olhos espirituais lá em cima. Para onde você olha é para onde você vai”.
Para onde você tem olhado?
Vemos outro exemplo da importância de olhar para o Céu em Marcos 8.23-25: “E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”. Note que Jesus fez o cego olhar para cima. Enquanto ele olhou na direção dos homens, não houve solução, mas, quando olhou para o céu, recebeu o milagre. Esse caso mostra que tudo que o homem recebe é dado pelo Céu, como a própria Bíblia ensina em João 3.27.
Olhar para os Céus é viver pela fé e buscar diariamente estar com a vida no centro da Vontade de Deus, negando a si mesmo e se afastando do pecado. Pergunte a si mesmo todos os dias: “para onde ou para quem tenho olhado? O que tenho colocado diante dos meus olhos?” Depois avalie o que deve tirar da frente dos seus olhos, que é tudo aquilo que o afasta do alvo, que é a eternidade com Deus, a Salvação. Os seus olhos guiarão os seus pés. Tome cuidado com para onde olha. Eleve os olhos para os Céus, prossiga para o alvo e seja uma bênção.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!