Voluntárias do FJU do Pará auxiliam mulheres escalpeladas da região
Veja como foi
Seja ele comprido ou curto, cacheado, liso, ondulado, de cor clara ou escura, não importa, o cabelo sempre será considerado um dos cartões de visita de uma pessoa.
Para muitas mulheres a importância do cabelo chega a ser algo indiscutível, e isso se espelha em sua autoestima, pois elas o consideram como um bem. Por isso, quando os cabelos caem ou até mesmo são arrancados de suas cabeças, muitas passam a se sentir tristes e até mesmo incapazes.
Infelizmente, muitas são as mulheres que têm passado por uma situação difícil, devido ao escalpelamento gerado por embarcações no Pará. O índice de mulheres que têm o cabelo arrancado bruscamente, após se enroscarem no motor desses barcos, é muito grande no estado, pois a região não dispõe de transporte ferroviário e rodoviário. Com isso, as embarcações se tornam a única alternativa para a locomoção da população do local.
E por ser algo recorrente na região, em 2010 foi sancionada uma lei que instituiu o dia 28 de agosto como o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Já em 2011, surgiu a Orvam (Organização dos ribeirinhos vítimas de acidente de motor), que nasceu do desejo da assistente social Maria Cristina de trabalhar em prol dessas pessoas, depois de vivenciar uma ação que amparava essas vítimas.
Na Orvam, as mulheres escalpeladas desenvolvem trabalhos artesanais, fazem aula de dança, recebem acompanhamento psicológico e também aprendem a fazer as suas próprias perucas.
E foi vendo a luta e a necessidade dessas mulheres que voluntárias do grupo Força Jovem Universal (FJU) do estado do Pará resolveram realizar uma visita especial a elas. A ação contou com doações de cabelos, cestas básicas, kits de higiene e literaturas, além de apresentações de teatro e dança.
Veja no vídeo abaixo como foi:
Se você deseja ajudar essas mulheres com doações de cabelos, basta enviar diretamente para a Orvam, que está localizada na Avenida João Paulo II, lote 134, bairro Castanheira, Belém, Pará. O CEP é 66645-240.
Agora, se deseja fazer parte dos projetos do FJU, procure uma Universal mais próxima e informe-se com o responsável.