Voluntários atendem mais de 300 caminhoneiros em ação do Guardiões da Estrada na Bahia

Eles levam refeições, kits de higiene pessoal e uma palavra de conforto e fé aos profissionais

Imagem de capa - Voluntários atendem mais de 300 caminhoneiros em ação do Guardiões da Estrada na Bahia

Eles passam dias quase ininterruptos percorrendo as estradas do País, muitas vezes, sem dormir ou se alimentar bem. Essa realidade se agravou quando, diante da pandemia do novo coronavírus, muitos estabelecimentos considerados não essenciais, como restaurantes e postos de serviços na beira da estrada, fecharam as portas. O que deixou ainda mais difícil a rotina dos caminhoneiros, profissionais que mantêm um trabalho primordial para o abastecimento de alimentos e de vários produtos em todo o Brasil.

Diante disso, ações do projeto Guardiões da Estrada, que já eram realizadas com frequência, tornaram-se ainda mais urgentes. Milhares de voluntários se mobilizaram para levar refeições, kits de higiene e uma palavra de conforto e fé aos caminhoneiros. E continuam o trabalho mesmo após a abertura dos postos e restaurantes (ainda que com restrições).

Recentemente, cerca de 60 voluntários do projeto na Bahia, obedecendo as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento de aproximadamente 2 metros, se reuniram para atender mais de 300 caminhoneiros, em um posto de de serviços de uma das principais rodovias do estado, a BR-324.

“O projeto tem uma grande importância. Pois, esses caminhoneiros enfrentam problemas na estrada que, muitas vezes, nem imaginamos. E, quando chegamos até eles, ficam aliviados com a ajuda material e a palavra de fé e esperança recebida. Esse é o maior motivo do nosso trabalho. Estamos aqui em favor deles”, afirmou o Pastor Rafael Campos, responsável pelo trabalho do projeto Guardiões da Estrada na Bahia.

Valorizar a levar uma mensagem de fé

Durante a ação foram distribuídos kits de higiene pessoal – contendo papel higiênico, escova de dente, creme dental, sabonetes e aparelhos de barbear – e uma refeição. Os caminhoneiros também ganharam exemplares da Bíblia.

“Eu só tenho a agradecer a Deus e dar os parabéns aos voluntários. Porque, enquanto muitos estão pensando apenas em bens materiais, poder e não enxergam o ser humano, vocês estão aqui. Estão fazendo esse trabalho não só por, nós, caminhoneiros. Mas, também, por tantas outras pessoas que estão necessitando”, disse o motorista Demétrio de Barbosa e Santos.

As ações do Guardiões da Estrada são desenvolvidas com a finalidade de valorizar esses profissionais e levar sempre uma mensagem de fé.

“Esse projeto foi criado para valorizar os caminhoneiros e levar a Palavra a todos eles. É muito gratificante fazer parte dessa ação. Pois, tenho consciência do quanto esses profissionais representam para todos nós. E, realizando esse trabalho, num momento tão delicado como esse de pandemia, demonstramos a eles que não estão sozinhos nas estradas e que podem contar conosco”, declarou a obreira Nadir Oliveira, que ajuda a organizar as ações do projeto.

Guardiões da Estrada

Os voluntários do projeto atuam nas principais rodovias do Brasil, terminais de cargas dos estados e postos de combustíveis, onde os caminhoneiros estacionam para abastecer ou passar a noite. Para saber mais sobre as ações do Guardiões da Estrada e outros grupos da Universal, clique aqui.

Caso se identifique com esse trabalho e queira colaborar com algum donativo, ou tornar-se um voluntário, dirija-se até uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se com o Pastor.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas